Público e expositores aprovaram o evento que superou todas as expectativas
A WTM Latin America 2022, que aconteceu entre os dias 5 e 7 de abril, em São Paulo, mostrou que a Indústria do Turismo, no Brasil e no mundo, retomou seus trabalhos com vigor. Durante os 3 dias do evento, os corredores do Expo Center Norte, onde foi realizada a feira, ficaram lotados. O público, formado por expositores e demais profissionais dos 4 cantos do planeta não escondia a euforia pela realização do evento, que retornou ao formato presencial. Afinal, todos nós sabemos, a Indústria do Turismo fica ainda mais vibrante quando os seus players se reencontram para falar de negócios.
Na cerimônia de abertura, Simon Mayle, diretor da WTM Latin America, deu as boas-vindas a todos, mostrou o que estava por vir e finalizou seu discurso exclamando o slogan da 10ª edição = A Magia está de Volta! E, pelos números apresentados no encerramento, ficou mais do que comprovado que a WTM fez surgir vários novos negócios durante esses 3 dias e muitos outros mais nas conversas e negociações que continuarão pós-evento. Isso significa muitas rotas aéreas, terrestres e marítimas, um sem número de tours e hospedagens tirados da competente cartola da WTM. O trade ainda está aplaudindo e já pede bis.
Sucesso foi tão grande que edição 2023 já tem data confirmada
A prova de que a WTM LA 2022 foi mesmo espetacular, está na rapidez com que seus organizadores anunciaram a data para a 11ª edição. A WTM LA 2023 acontecerá de 4 a 6 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Ainda é prematuro falarmos em tamanho de pavilhão, número de expositores e expectativa de presença de público. Mas sabemos que vamos empenhar todos os nossos esforços para entregar um evento ainda mais marcante em uma nova fase da indústria. Estamos otimistas e confiantes. Queremos viajar e, mais do que isso, temos certeza de que conexão e relacionamento são fundamentais em um segmento econômico que é feito de pessoas e para pessoas.
Simon Mayle – Diretor da WTM Latin America
WTM LA 2022 = A opinião de quem foi, viu e trabalhou muito nos 3 dias de evento
A Reportagem Travel3 conversou com os profissionais dos mais diversos segmentos para saber a opinião de cada um sobre a feira. Confira o que eles falaram sobre a WTM LA 2022.

Leonel Reyes, da RCD Hotels
Nós, da RCD Hotels, estamos muito felizes de estar novamente aqui, em São Paulo, na WTM Latin America, matando as saudades da turma do turismo. Voltar a trabalhar ao lado de nossos parceiros, cara-a-cara, podendo interagir com cada um deles é maravilhoso. É essa a nossa maneira de trabalhar e estávamos com saudades desse formato tão importante para os negócios no turismo.
A RCD Hotels veio com o maior interesse em fazer negócios, fechar parcerias e acelerar nosso retorno aos números pré-pandemia. E já notamos uma melhora muito grande, com os números de 2022 já superando os do ano passado. E temos uma prospecção muito boa de negócios fechados, o que já é muito positivo.
Atualmente estamos trabalhando fortemente a revitalização total do Hard Rock Hotel & Casino Punta Cana, que tem 1800 apartamentos + 15 piscinas + 15 restaurantes. Apenas 10 anos após sua inauguração o Hard Rock Hotel & Casino Punta Cana passa por uma completa atualização. Estamos fazendo o mesmo com o Hard Rock Hotel Riviera Maya. Como essas 2 unidades são as mais procuradas pelo público brasileiro, é uma garantia de maior satisfação se hospedar em uma propriedade inteiramente renovada. Vale dizer que o viajante brasileiro pode ainda contar com nossas demais propriedades da RCD Hotels. Hotéis como o Residence Inn By Marriot, que tem um conceito voltado para estadias longas, com todo o conforto e ótimo serviço.

Ana Maria Berto, da Orinter Tour & Travel
Sem dúvida alguma, a WTM LA é um evento pelo qual esperávamos um retorno ao formato presencial tão logo fosse possível. Todos nós da Orinter estamos felizes por podermos reencontrar os nossos clientes, os agentes de viagens. Esse era o nosso desejo primordial que está sendo amplamente realizado nesses 3 dias. O que estamos sentindo e ouvindo dos agentes é que nesses 2 anos sempre nos mantivemos ao lado deles, apoiando-os e respondendo às suas dúvidas e solicitações, mesmo que de forma digital. Durante toda a pandemia a equipe da Orinter se manteve ativa e próxima às agências, através de lives e encontros on-line. Mas nada como tê-los por perto para poder abraçá-los e demonstrar toda a nossa energia. A partir de agora esperamos que a retomada continue firme e siga cada vez melhor.
Todos os dias apresentamos aos agentes de viagem alguma notícia nova, ou um produto novo com preço diferenciado. A Orinter é hoje uma operadora completa. Nós conseguimos atender o agente de viagem seja qual for a sua necessidade. Estamos preparados para ajudá-los na comercialização de qualquer tipo de produto, sejam os destinos nacionais ou os internacionais.

Kátia Bruna Freitas, da Aeromexico
Estou muito feliz e posso notar no rosto de cada agente de viagem um ar de esperança. Essa é a mesma percepção de todos nós da Aeromexico. Estamos muito esperançosos. A WTM Latin America vem como um alento para o nosso segmento, e isso é sensacional.
Estamos encontrando os nossos parceiros para compartilhar boas novas. Durante o período de abril a outubro, a Aeromexico está operando 7 voos semanais. E de novembro a março do próximo ano, certamente voltarão os voos extras. Para a próxima temporada os números estão mostrando um ótimo crescimento!

Maryane Giacometi, da CVC Corp
A realização da WTM Latin America era uma grande expectativa para a CVC Corp. E sabemos que esse desejo era não apenas da CVC Corp, como também de todos os nossos parceiros e fornecedores. É muito bom a gente ver as pessoas voltando a se encontrar, interagindo e sorrindo novamente. Durante 2 anos, ficamos vivendo as incertezas que a pandemia trouxe. Não sabíamos ao certo o que iria acontecer com o setor do turismo. Agora a gente vê, de fato, que já passamos da fase da retomada e estamos trabalhando na pós-retomada.
Estamos aqui na WTM, num estande com todas as marcas da CVC Corp que atendem aos agentes de viagens = CVC Viagens + RexturAdvance + Trend Viagens + Visual Turismo + Esferatur. E vale dizer que toda a criação do nosso estande é atrelada ao reprograma, que é o nosso programa de sustentabilidade e diversidade.
Estamos com produtos temáticos, como o Torcida Brasil, para a Copa do Mundo, e cuja demanda está sendo alta, principalmente após o sorteio das chaves dos grupos, e também divulgando e vendendo pacotes para a próxima edição do Rock in Rio. Estamos ainda realizando algumas ativações em parceria com fornecedores, como o destino Porto Seguro, a rede de hotéis Barceló e o Oktoberfest, em Blumenau. Em março, o B2B da CVC Corp atingiu sua meta de vendas, e estamos vindo numa curva crescente, pois temos uma demanda de viagens reprimida. Agora é para cima, com certeza!

Luciana Alonso, representante da Jamaica
Está sendo incrível a nossa participação da WTM Latin America. O evento nos proporcionou a possibilidade de reencontrarmos os nosso amigos e parceiros, de trabalhar, interagir e fazer bons negócios em um mesmo ambiente físico. Estou presente mostrando as novidades do destino Jamaica.
A Jamaica é um destino que está em voga, e não poderíamos estar aqui sem o apoio da Orinter, nossa grande parceira. Estamos juntos no estande, promovendo o segmento de casamentos na Jamaica. A Orinter é parceira das mais importantes redes hoteleiras da ilha e justamente por isso a operadora consegue oferecer o melhor custo-benefício para os nossos clientes. Esta será uma temporada muito importante para nós, e estamos tremendamente confiantes e felizes, na certeza de que esse momento é o pontapé inicial para a linda temporada que teremos pela frente.

Hugo Lagares, da Diversa Turismo
Para a Diversa Turismo está sendo sensacional participar mais uma vez da WTM Latin America. Antes da WTM, já havíamos começado a sentir a demanda dos agentes de viagens, quando participamos da feira da AVIRRP, a Associação das Agencias de Viagem de Ribeirão Preto e Região, há quase 1 mês. A quantidade de solicitações nos surpreendeu muito. Na WTM LA tem sido mais surpreendente ainda, em vista dos pedidos feitos pelos agentes de viagem. Eles estão sedentos por informações e nos procurando para fechar seus negócios com seus clientes. Ao mesmo tempo temos recebido a visita de vários fornecedores o que tem deixado a agenda de todo o nosso time bastante movimentada e nos proporcionando bons negócios. E, obviamente, nada supera a sensação de podermos rever e abraçar os amigos do trade. É maravilhoso!
Acho que as feiras, esse ano, serão todas de muito sucesso, e a Diversa Turismo participará de várias. Serão momentos oportunos e perfeitos para reencontrarmos ou conhecermos os novos profissionais e empresas do mercado. Em 2022 queremos estreitar esses laços e criar novas e sólidas parcerias.
Em maio, a Diversa fará o evento Descubra Caribe em 3 cidades = São Paulo + Belo Horizonte + Campinas. E durante todo o mês de junho comemoraremos mais uma vez o aniversário da Diversa Turismo, como sempre apresentando muitas promoções e fazendo ações no mercado. Estamos prontos e empolgados para compartilhar muitas novidades com os nossos parceiros, os agentes de viagem.

Allan Colen, da Travel South USA
A realização da WTM é a confirmação de que o turismo está voltando, e voltando com força total. Prova disso é que todo o público está vacinado e sem máscaras, e as pessoas estão realmente interagindo, buscando produtos e fazendo negócios. E, durante a feira, tivemos a notícia de que não precisaremos mais fazer testes PCR ou antígeno para entrar no Brasil ao retornar das nossas viagens ao exterior. Isso nos anima, e, junto com a queda do dólar, contribui para ótimas perspectivas para a retomada das viagens para os Estados Unidos.

Milena Pedrosa, Subsecretária de Turismo do Estado de Minas Gerais
É muito importante Minas Gerais estar presente trazendo para a WTM LA, a maior feira de turismo da América Latina, toda a nossa mineiridade. Esse ano estamos celebrando o Ano da Mineiridade, que é um ano de acolhimento, de afeto, de aconchego, e voltado para a gente divulgar e promover aquilo que nos diferencia, tanto como povo, quanto como destino. Estamos felizes em poder apresentar e vender os nossos destinos, está sendo maravilhoso fazer parte desse conjunto e promover a nossa querida Minas Gerais, num estande robusto, apresentando ao mundo a nossa cultura e o nosso turismo.
Além de celebrar o Ano da Mineiridade, estamos fazendo uma pré-estreia da Rota Via Liberdade, que é um projeto de Minas Gerais, junto com os estados do Rio de Janeiro, Goiás e também o Distrito Federal. Esse projeto será lançado em breve, mas já está sendo apresentado para os players, para que já conheçam e possam fomentar e vender a rota. Já diria Guimarães Rosa, Minas são muitas! Temos destinos e produtos variados, voltados também para o turismo de experiências, o turismo rural e o turismo cultural, o que é muito importante.

Christina Kler, da Boarding Gate
A Feira WTM foi a feira do reencontro dos amigos do trade, a feira dos sorrisos, a feira dos abraços. E era isso que todos estávamos esperando e querendo após esses dois anos de pandemia, já que a indústria do turismo no mundo é representada por amizades e relações duradouras. Foi uma alegria ver essa feira tão cheia, e o melhor de tudo foi ver tantos participantes não só como ”buyers”, mas como “sales”, e todos dizendo que fecharam bons negócios. Foi incrível ver como todo o mundo veio de fora participar da WTM LA, e isso comprova que a América Latina – e principalmente o Brasil – continua sendo um mercado forte no cenário mundial. Eu gostaria de parabenizar o Simon Mayle pela excelente organização.
A feira foi incrível, com a diversidade de destinos, hotéis, operadoras, dmc’s do mundo inteiro. E fiquei muito feliz de estar no estande do Egito com a Travco Egypt, logo na entrada da feira, para poder receber a todos com um grande sorriso. Eu acho que a partir de agora o turismo vai voltar com tudo e isso é o que desejamos para o mundo inteiro. A Boarding Gate está preparada para as próximas feiras que virão, como a ILTM LA, em maio, que será com certeza mais uma feira linda que volta ao seu espaço original. WTM, parabéns por tudo, fiquei muito feliz em participar e com certeza a Boarding Gate sempre estará presente.

Diego Piquin, do Turismo de Bariloche
Estamos muito felizes em participar da WTM. Para Bariloche, um destino estratégico para o Brasil e para os brasileiros, que correspondem ao nosso 2º maior número de visitantes, a feira proporciona sempre bons resultados. É muito bom voltarmos a ter uma reunião presencial, podendo encontrar os amigos e parceiros. Estamos com boas perspectivas de negócios, e com boas perspectivas também para a nossa temporada de inverno, ainda mais agora com anúncios de voos diretos SP – Bariloche. Bariloche é uma cidade turística que entende os desejos dos brasileiros e um destino que proporciona a eles muitas facilidades, seja pelo idioma ou pela aceitação do real como moeda. Estamos de braços abertos, preparados e esperando pelos turistas do Brasil.

Renato Kido, da ViagensPromo
É muito bom ver que a WTM Latin America voltou, e com a presença dos principais fornecedores, não só do Brasil como do exterior. A feira está lotada, são muitos os agentes de viagens e operadores presentes. A ViagensPromo já tem quase 4 anos de existência, e graças a Deus estamos crescendo muito. A pandemia nos trouxe várias lições, e estamos trabalhando muito e consolidando o nosso diferencial, que é o atendimento. Tanto eu, quanto praticamente 90% da nossa equipe, viemos da mesma escola, a Visual Turismo. Todos já têm o conhecimento e o know-how na bagagem, sabemos aplicar a nossa metodologia e isso tem sido o nosso sucesso aqui na feira. Nosso estande está sempre cheio, e isso é por causa dessa atenção diferenciada que damos para os agentes de viagem.
Estamos fazendo uma aliança com a ETS – Easy Travel Shop – e isso vai trazer um diferencial a mais para atender ao agente de viagem. A ETS é uma empresa que cria experiências novas para o agente de viagem e isso vem para agregar ao nosso portfólio, da mesma forma que os nossos fretamentos. Hoje temos 5 operações anuais, à partir de outubro serão 14, e na alta temporada alcançaremos 21 voos semanais de fretamento. Os fretamentos, bons produtos, experiências, atendimento diferenciado e preço, isso tudo em atenção ao agente de viagem!

Alexandro Bernardes – Ras Al Khaimah
A Feira WTM foi realmente excelente, e superou as nossas expectativas, em vista do alto movimento nos três dias de realização. Apresentei o destino Ras Al Khaimah para os DMC’s que têm representação dos Emirados Árabes Unidos aqui no Brasil, e todos eles receberam muito bem a novidade e, aceitam bem a ideia de parceria para promover Ras Al Khaimah e gerar mais vendas de viagens, levar mais brasileiros para conhecer os EAU. E claro, a imprensa no trade está curiosa para saber mais e conhecer o destino. A WTM 2022 gerou muitos negócios. Parabéns a todos envolvidos na feira.

David Preciado, da AgentCars
Estar aqui na WTM Latin America é uma das mais oportunidades mais fantásticas pelas quais nós já passamos. Estávamos confinados em casa, e agora estamos tendo novamente a possibilidade de rever os amigos e parceiros, e isso é muito positivo, afinal de contas turismo é mais que vender uma viagem: turismo é poder compartilhar novidades e interagir com as pessoas. A AgentCars pode oferecer para a indústria do turismo e para os parceiros uma facilidade incomparável em encontrar os carros de aluguel pelos preços mais baixos, já que nosso site e aplicativo são extremamente simples de serem acessados. A concorrência no Brasil é grande, mas a nossa tecnologia própria propõe facilitar os agentes de viagens na locação de um veículo em qualquer parte do mundo. Nossa empresa está prestes a completar 10 anos, e aqui no Brasil já são quase 3, com cada vez mais agências aderindo ao nosso sistema.