Evento cresceu 8,7% em número de visitantes na comparação com 2019
Corredores movimentados, 565 expositores de 40 países, teatros de capacitação cheios e muita energia positiva marcaram o encerramento da WTM Latin America 2022. Nos dois primeiros dias de evento, a organização registrou a entrada de 10.725 visitantes, número que representa crescimento de 8,7% na comparação com 2019. “O evento reforça os sinais de um futuro positivo para o turismo, com a perspectiva de fechamento de negócios e muitas reflexões sobre a atividade”, comemora Simon Mayle, diretor da WTM Latin America.

Outra conquista importante foi a grande adesão à plataforma de agendamento, que registrou a marcação antecipada de 6 mil reuniões no decorrer dos três dias de evento. Thaís Del Ben, gerente de Marketing e Comunicação, credita esse resultado a um aprendizado da pandemia. “O latino-americano não tinha o hábito de planejar a agenda antes dos eventos e essa mudança comportamental veio com a participação em eventos virtuais nos últimos dois anos”, pontua. Bianca Pizzolito, gerente de Vendas para o Brasil e a América Latina, acrescenta o ganho que essa mudança comportamental traz para a organização dos fluxos e para a captação de novos negócios, uma das principais premissas do evento.

Nesse sentido, a feira registrou importantes avanços. Um dos mais emblemáticos foi o fechamento de um acordo comercial entre a CVC e a Oktoberfest de Blumenau (SC). A operadora passará a vender ingressos para a maior festa da cerveja das Américas e segunda maior do mundo nas 1.200 lojas próprias e em todas as franqueadas da rede. Nilson Passarin, diretor de Planejamento e Promoção do Turismo da capital brasileira da cerveja comemorou o acordo e o potencial de divulgar os atrativos da cidade para além da festa.
Tivemos uma visitação muito qualificada durante a WTM e pudemos mostrar os roteiros exclusivos que estamos desenvolvendo. Durante a pandemia, estruturamos a cidade por meio de diversas parcerias público-privadas porque sabíamos que o turismo iria voltar forte”, disse, citando as futuras inaugurações do Museu da Cerveja, do City Tour by Bus e da revitalização de diversas praças que atendem à demanda de moradores e visitantes por desfrutar de momentos de lazer em áreas abertas, entre outras iniciativas.
Nilson Passarin – Diretor de Planejamento e Promoção do Turismo de Blumenau

Minas Gerais também aproveitou o encontro para fazer o pré-lançamento da Via Liberdade, uma rota de 1.179 quilômetros pela BR-040 que une atrativos históricos e culturais do estado com os do Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal.
Já temos 70 vivências e roteiros mapeados, além da previsão de capacitações para mostrar atrativos para além das Cidades Históricas, evidenciando sete Patrimônios da Humanidade, entre outros aspectos.
Milena Pedrosa – secretária adjunta de Turismo de Minas Gerais
André Dias, secretário de Turismo do Pará, também destacou a importância da WTM para a divulgação do estado e, consequentemente, para a sua economia. Segundo ele, a criação de empregos responsáveis é uma prioridade para que o negócio e a conservação andem lado a lado.

Programação técnica na WTM Latin America 2022 demonstra o sucesso do evento
O sucesso do evento se estendeu à programação técnica oferecida nos três teatros temáticos. As 55 palestras, painéis e capacitações apresentaram derivações de temas relacionados aos principais pilares desta edição: Diversidade e Inclusão, Turismo Responsável e Tecnologia.
Leia mais = WTM LA 2022 entrega Prêmio de Turismo Responsável
Para Mariana Aldrigui, professora e pesquisadora da USP, a criação de um comitê e de um espaço dedicado à Diversidade e Inclusão sinalizam uma ousadia que é característica da WTM, além de um alinhamento às tendências.

Pautamos temas que incomodam as pessoas e fazem com que elas pensem. Podemos ser preconceituosos com idade, não enxergar questões de acessibilidade, a inclusão de surdos e de quem tem deficiência intelectual mas, ao divulgar um Manifesto e oferecer um espaço de debate tão privilegiado, a gente planta uma semente com a meta de naturalizar esses assuntos. Quem sabe, daqui a dez anos, a gente não precise mais discutir isso.
Mariana Aldrigui – Professora e pesquisadora da USP
Gustavo Pinto, conselheiro para Turismo Responsável do evento, também comemorou a estreia de sucesso de um teatro dedicado ao tema, já que, segundo ele, a lotação dos auditórios demonstra que o agente de viagens volta desse período de crise pandêmica muito interessado no tema de desenvolvimento sustentável.

Tecnologia e oportunidades são debatidos na WTM LA 2022

“Pix é um caminho sem volta”, alertou Riva Oliveira, gerente sênior de aquisição do Mercado Pago, na palestra sobre o que o Turismo pode (e deve) aprender com o mundo digital. O executivo mostrou dados e as vantagens do modal de pagamento digital que tem conquistado o consumidor brasileiro.
Ainda no Teatro de Tecnologia, Cynthia Michels, economista, comunicadora e fundadora do Grupo Vale do Silício, falou sobre Inovação e Criatividade na Era Digital. A pesquisadora social contou sobre sua imersão e o que aprendeu com a experiência. Ao contrário do que muitos pensam, o local que sedia gigantes tecnológicos como Google, Uber, Amazon, é um ambiente muito colaborativo, no qual as pessoas não têm medo de perguntar e de errar, já que isso faz parte do processo de aprendizado. Ela salientou que a tecnologia é importante, mas que não se deve ter medo de ficar para trás.
Temos que ter uma boa relação com a tecnologia que está aqui para facilitar a vida e prestar serviço sem nunca perder a capacidade de se conectar olho a olho.
Cynthia Michels – Economista, comunicadora e fundadora do Grupo Vale do Silício