Nova unidade ocupa edifício restaurado no distrito de Cachoeira do Campo e reforça presença da rede portuguesa no Brasil
A nova unidade da rede portuguesa Vila Galé em Ouro Preto foi inaugurada em 24 de maio, com investimento de R$ 180 milhões. O hotel ocupa um edifício histórico no distrito de Cachoeira do Campo, onde funcionou o primeiro Regimento de Cavalaria de Portugal no Brasil e, posteriormente, o colégio salesiano Dom Bosco — como já informado por ocasião do lançamento da pedra fundamental, evento que contou com a presença da Travel3.
O evento de inauguração reuniu mais de 500 convidados e marcou a abertura oficial do Vila Galé Collection Ouro Preto Historic Family Resort Hotel Conference & SPA, que passa a integrar o portfólio da rede como o 12º hotel em operação no Brasil. A expectativa é que a unidade gere centenas de empregos diretos e indiretos.

Segundo Jorge Rebelo de Almeida, presidente e fundador do grupo, o projeto valoriza o patrimônio nacional ao recuperar um espaço com forte carga histórica e oferecer uma experiência de hospitalidade voltada às famílias.
O hotel inicia a operação em regime de soft opening com 215 dos 311 quartos. Entre os destaques estão sete salas de convenções, uma capela, biblioteca, piscinas internas e externas, restaurante, bar, clube infantil e haras com cavalos Mangalarga Marchador, em parceria com o Haras M Tostes. Os hóspedes podem fazer passeios a cavalo, charrete e participar de oficinas de iniciação à sela.
A unidade tem ainda três espaços museológicos — Polícia Militar, Salesianos e Museu do Cavalo Mangalarga Marchador — e oferece acomodações temáticas que homenageiam ícones culturais de Minas Gerais, com referências a igrejas, artistas e pedras preciosas.
A Vila Galé em Ouro Preto reforça a presença da marca no país e antecipa o próximo lançamento: o Vila Galé Collection Amazônia, em Belém, previsto para 2025. O grupo também desenvolve projetos em São Luís (MA) e Coruripe (AL), com investimentos totais que devem ultrapassar R$ 400 milhões até o próximo ano.
Com foco em sustentabilidade, recuperação de patrimônios e integração cultural, a rede conta com 49 hotéis em operação — 32 em Portugal, 12 no Brasil, 1 em Cuba e 1 na Espanha.