Evento consolidou o sucesso do formato Descubra, idealizado pela operadora
Mais de 120 agentes de viagens do Brasil e quase 30 fornecedores de produtos e serviços dos Estados Unidos foram reunidos pela Diversa Turismo no final da última semana, quando a operadora do Grupo Arbo realizou, no Mavsa Resort, em Cesário Lange (SP), o evento Descubra Estados Unidos.
O Descubra Estados Unidos consolidou o inovador formato de eventos lançado pela Diversa com o Descubra Caribe, e apresentou outra novidade: desta vez, ao invés de o evento viajar por algumas cidades, a Diversa Turismo levou agentes + fornecedores para o resort onde, por 2 dias, os participantes fizeram uma completa imersão no destino Estados Unidos, mesclando capacitações, treinamentos e rodadas de negócios. Ao final, os agentes se reuniram em grupos e formularam roteiros exclusivos que foram apresentados aos presentes.

Descubra os Estados Unidos com a Diversa Turismo
Os 124 agentes de viagens vindos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo e do Distrito Federal foram recepcionados por Arnaldo Franken, líder do Grupo Arbo, e por um grande time da Diversa Turismo – todos muito animados e empenhados para o sucesso do evento.
Esse tipo de evento é único, e eu parabenizo nossa equipe de marketing e de produtos pela realização do Descubra Estados Unidos, cujo modelo foi inicialmente feito para agregarmos 20, 25 pessoas. Hoje estamos aqui, com 124 agentes de viagens e quase 30 fornecedores. É uma maravilha e um prazer estarmos juntos ao pessoal da Brand USA, oferecendo um modelo de evento que reverte em conteúdo e aprendizagem aos envolvidos.
Arnaldo Franken

Abertura
Na abertura do evento, Arnaldo Franken agradeceu a presença de todos os agentes e patrocinadores, e deixou um agradecimento especial à Brand USA, pelo convite para a realização do projeto. Ressaltou sua alegria, assim como a de todo o time da Diversa, com a realização de um projeto da magnitude do Descubra Estados Unidos.
Hoje é um dia muito especial para nós, da Diversa. Vocês podem imaginar o que significa para uma empresa que começou a trabalhar no final de 2018, e que enfrentou uma pandemia até 2021, poder realizar esse monstro de evento agora em 2022. Para nós, é um orgulho incrível ver o que a Diversa construiu nesse curto espaço de tempo, graças a equipe que ela tem, graças aos nossos apoiadores e graças a vocês, agentes de viagens. Muitas coisas vão acontecer pela frente, a Diversa tem ainda muitas surpresas para fazer ao mercado.
Arnaldo Franken – Líder do Grupo Arbo
Hugo Lagares, diretor comercial da operadora, e Adriana Fredericce, diretora de produtos e operações, deram seguimento à abertura do evento, passando aos agentes de viagens todas as informações sobre a dinâmica do encontro, bem como reiterando as facilidades que a Diversa lhes oferece com a nova modalidade de pagamento lançada pela operadora no final de agosto, o DiviPix.

Na sequência, foi a vez de Lizandra Pajak e Ana Elisa Facchinato, ambas do Brand USA, o órgão de turismo promocional dos Estados Unidos, falarem aos presentes, agradecendo a parceria com a Diversa e destacando a oportunidade dada aos agentes de conhecer o destino EUA como um todo, podendo explorar as inúmeras possibilidades de roteiros e itinerários diferenciados dentro do país.
Apresentaram, ainda, as plataformas e aplicativos criados pelo órgão, com informações e conteúdos capazes de auxiliar tanto os agentes de viagens quanto os turistas e interessados em viajar para o destino, como o TravelTrade, o USA Discovery Program , o Global Marketplace e o Go USA TV.

Dia 1 – Capacitação e aprendizado com especialistas e coquetel com muitos prêmios
Durante o decorrer do 1º dia do evento, os agentes de viagens foram capacitados com informações sobre os Estados Unidos, assistindo apresentações ministradas pelos especialistas convidados, todos parceiros e colaboradores da Diversa Turismo.




Representantes de destinos, companhias aéreas, locadoras de veículos, e de produtos e serviços se alternaram nas apresentações, todas repletas de conteúdo interessante, fotos, música e vídeos. Cada apresentação traduziu-se numa verdadeira aula sobre o tema apresentado, prendendo a atenção dos presentes que se mostravam empolgados com tantas informações e novidades.


Luiza Mendoza , da GTSE, e Beatriz Britto, San Francisco (Fotos: Caroline Tonaco)


Gustavo Benetti , Norwegian Cruise Line, e Mariana Sylos, Clearwater (Fotos: Caroline Tonaco)
Beatriz Britto, de San Francisco, abriu a série de apresentações, seguida por Charles Franken (Santa Mônica), Gustavo Franken (Philadelphia), Luciana Alonso (Nevada) Allan Colen (Travel South USA), Vera Lucia Clouzet (Chicago), Camila Lucchesi (Park City) e Luisa Mendoza (GTSE).


Daniel Rocha, Go City, e Marcos Rodrigues, da Avis (Fotos: Caroline Tonaco)
Após o almoço, a capacitação teve continuidade, com + informações para os 124 agentes de viagens presentes. Foi a vez de conhecerem um pouco mais sobre a Flórida, com apresentações de Rafaela Gross Brown (Visit Flórida), Tathiana Leal (Miami), Mariana Sylos (Clearwater), Leslie Benveniste (Tampa), Ana Flávia Medina (Kissimmee), Patrick Yvars (Visit Orlando), Ana Cristina Muniz (Sea World Parks), Gustavo Benetti (Norwegian Cruise Line), Marcos Rodrigues (Avis) e Daniel Rocha (Go City).

Terminadas as apresentações, os agentes de viagens puderam interagir com os fornecedores presentes, atingindo mais um objetivo do evento, que também é proporcionar a todos uma oportunidade exclusiva de conexão.


Leslie Benveniste, do Visit Tampa Bay, e Patrick Yvars, do Visit Orlando, recebendo os agentes durante a rodada de negócios (Fotos: Caroline Tonaco)
Além dos colaboradores que fizeram as apresentações, também estavam presentes no Descubra Estados Unidos Eduardo Genekian, da Cruise America, Julia Yamanishi, da American Airlines, Cristiane Cortizo, da Copa Airlines, Luciane Casagrande, da Rentyl; Joyce Cordeiro, de Paradise Coast; o time da GTA Seguros, formado por Jaqueline Rodrigues, Francine Zerbetto e Celso Andrade; e Clóvis Casemiro, da IGLTA.

A noite começou com o coquetel de confraternização oferecido ao grupo, onde vários prêmios foram sorteados entre os agentes de viagens.


Eduardo Genekian, da Cruise America, entregando o prêmio a Cibele Athayde, da Guaicui Turismo, e Tathiana Leal, do Miami CVB, entregando o prêmio para Vania Chang, da VRGTur Viagens (Fotos: Caroline Tonaco)



Glaucia Ribeiro, da RGL Turismo, recebendo o prêmio de Ana Cristina Muniz, do Sea Worls Parks + Carlos Henrique Dutra, Gerente Geral do Mavsa Resort, entregando o prêmio que o resort sorteou (Diárias para fim de semana com acompanhante) para Priscila Alvaro, da agência Orlando e Cia.(Fotos: Caroline Tonaco)


Gabriela Martins, da Camargo Viagens, recebeu prêmio de Paradise Coast, por Joyce Cordeiro + Lucas Braga, da Brooklyn Viagens, recebendo o prêmio da GTA Seguros, por Jaqueline Rodrigues (Fotos: Caroline Tonaco)


Stella Borges, da Colen Turismo, foi sorteada com diárias no Hotel Ramada Orlando, e recebeu o prêmio de Geórgia Mariano, da Diversa + Mariana Colombo, da Klair Viagens recebendo prêmio de Experience Kissimmee, por Ana Flávia Medina (Fotos: Caroline Tonaco)
Desde kits dos destinos, bolsas, malas, mochilas, fones de ouvido e caixas de som até bola de baseball autografada, diárias em hotéis no Brasil e em Orlando, seguros viagens e passagem aérea para Miami – quase 30 prêmios foram distribuídos entre os participantes, que puderam comemorar durante o resto da noite o sucesso do 1º dia do evento.

Dia 2 – Elaboração de roteiros exclusivos, apresentações e mais prêmios
O 2º dia do Descubra Estados Unidos foi um dia de desafio para os agentes de viagens: foi o momento deles colocarem em prática todo o conhecimento adquirido com as apresentações feitas pelo time de experts no dia anterior. Através de um sorteio, grupos foram formados e cada um recebeu um tema específico para que, baseado nele, formassem um completo roteiro de viagens combinando diferentes destinos e atrações pelos Estados Unidos.
Os agentes puderam usar de suas expertises para, com o apoio dos fornecedores, criar uma viagem que atendesse ao tema e que fizesse a união perfeita entre destino, hotel, passeios e preço, finalizando um pacote de viagem passível de comercialização.
Os temas sorteados para os 15 grupos formados foram: Musical Destinations, Sports, Outdoors/National Parks, Family Trip, Snow and More, History and Culture, Big Cities and More, Luxury Vacation, Movies and TV Destinations, Best of Both Worlds, No Kids Invited, LGBTQ+, Gastronomy, Road Trip e Getaways and Wellness.

Antes das apresentações, Arnaldo Franken presenteou a cada um dos parceiros presentes, apoiadores do Descubra Estados Unidos, com cestos feitos pelos indígenas da região do Médio Rio Negro, na Amazônia, cuja comunidade é mais uma das apoiadas pela Garupa, ONG que tem as marcas do Grupo Arbo como mantenedoras.

Franken fez uma breve explanação sobre os projetos da Garupa, como o Turismo Indígena Serras Guerreiras de Tapuruquara, desenvolvido pelo Instituto Socioambiental (ISA) com a consultoria da ONG.


Apresentações feitas pelos grupos animaram os presentes (Fotos: Caroline Tonaco)
O momento das apresentações contou com muitas surpresas idealizadas pelos grupos, que abusaram da criatividade na formulação dos pacotes, e capricharam na forma de divulgar os roteiros aos demais presentes e à banca examinadora, formada por Arnaldo Franken, Hugo Lagares e Adriana Fredericce, da Diversa Turismo + Lizandra Pajak e Ana Elisa Facchinato, do Brand USA. Trilhas sonoras, encenações e muitas surpresas arrancaram aplausos de todos os presentes.
Em conversa com a Travel3, Lizandra Pajak mostrou a satisfação do Brand USA com o Descubra Estados Unidos, e com o modelo do evento idealizado pela Diversa Turismo, que, segundo ela, é um modelo que veio para ficar.

A Diversa, apesar de ser uma operadora jovem, tem uma equipe extremamente criativa e parceira. Temos um excelente relacionamento com eles, que investem bastante em diferentes destinos dos Estados Unidos, que é justamente um dos objetivos do Brand USA, que é fazer com que o brasileiro saiba o que tem de diferente para fazer nos Estados Unidos.
Lizandra Pajak, do Brand USA
A premiação dos grupos vencedores aconteceu na área externa do Mavsa Resort, durante um animado coquetel de confraternização e encerramento do evento, que reuniu agentes de viagens, toda a equipe da Diversa Turismo e do Brand USA, assim como os fornecedores e colaboradores parceiros.


Equipe Amarelo, vencedora do segundo lugar e Equipe Roxo, que ficou com o terceiro lugar no evento Descubra Estados Unidos (Foto: Caroline Tonaco)
Após a divulgação do 3º e do 2º lugar, que premiou, respectivamente, a Equipe Roxo, com o tema Big Cities and More e a equipe Amarelo, que idealizou roteiro com o tema Outdoors/National Parks, foi a hora de apresentar o grupo vencedor, momento mais esperado do evento pelos agentes de viagem.

A equipe vencedora foi a equipe azul, que apresentou o roteiro denominado “Vivência em Elvis Presley”, baseado no filme “Elvis”, seguindo o tema Movies and TV Destinations.
O grupo formado por Yana Pereira (Aquarius Viagens), Cibele Pessoa (Royalty Viagens), Adriani Costa (Adriani Costa Viagens), Daniela Honório (DH3 Viagens), Cristine Carretoni (Memory Tour), Luciana Barbosa (Assessoria VIP Viagens), Ramon Ferraz (Ramon Turismo) e Célia Bellini (Mendes Turismo) foi premiado com um famtour para os Estados Unidos, cuja viagem será baseada no próprio roteiro que formularam, por Nashville, Memphis, Clarksdale, Natchez e New Orleans, para vivenciar momentos inesquecíveis da vida do Rei do Rock.

O coquetel seguiu até o começo da noite, com o clima de dever cumprido imperando entre os presentes, que comemoraram, juntos, o sucesso do Descubra Estados Unidos. Todos seguiram para suas cidades já ansiosos para as próximas edições de projetos com o formato Descubra, a serem divulgados pela Diversa Turismo.