Especialistas compartilham experiências e perspectivas do setor
No último dia da WTM Latin America, o painel “Avanços do Turismo Indígena e sua Conexão com a Indústria Turística” foi apresentado, e a ONG Garupa teve presença de destaque. Eduardo Cordeiro, da Garupa, foi o representante brasileiro no painel, que contou com a participação de Viviana Bacigalupo, do Instituto Superior Indígena Raúl Karai Correa (Argentina), e de Yessica Huenten, da Budi Lafken Mapu (Chile).
Sob a moderação de Viviana, Eduardo e Yessica compartilharam as suas experiências, motivações e expectativas em relação a essa demanda que aparece cada vez mais forte no mercado de turismo. “Realizamos consultorias relacionadas a turismo responsável em todo o país, mas hoje nossos principais projetos são ligados ao Turismo Indígena”, afirmou Eduardo, da comunicação da Garupa.
Eduardo enfatizou o compromisso da Garupa com o Turismo Indígena, e destacou o impacto positivo e os avanços desde a Instrução Normativa de 2015 da Funai.“A partir da Instrução Normativa de 2015 da Funai, que passou a permitir a atividade turística em terras indígenas, muitas comunidades passaram a entender melhor esse processo e seguir atrás de parcerias para colocá-lo em prática”, completou.
Yessica Huenten enfatizou que o turismo indígena oferece um impacto econômico positivo e contribui significativamente para o mercado do turismo global. Ela ressaltou que ele proporciona diálogos interculturais, preserva territórios e o meio ambiente, além de valorizar a identidade dos povos indígenas. A operadora Budi Lafken Mapu, representada por ela no painel, foi a vencedora do Prêmio Melhores Iniciativas para o Turismo em Territórios Indígenas e/ou Comunidades Tradicionais na WTM, com sua oferta de roteiros voltados para a cultura Mapuche.
Sobre a GARUPA
A Garupa é uma associação que se dedica, desde 2013, a fortalecer o turismo responsável no Brasil. A ONG atua no apoio a comunidades e iniciativas e na propagação dessa causa por meio de três frentes: divulgação de experiências sustentáveis brasileiras através do Guia Garupa do Brasil Autêntico; realização de Expedições Garupa; e consultorias para outras organizações ou empresas buscando desenvolver roteiros sustentáveis e/ou comunicar com eficiência esse tipo de produto turístico.
Em celebração aos seus 10 anos, a Garupa lançou no fim de 2023 o livro “Turismo Indígena – Modos de Fazer“, um guia passo a passo para estruturar roteiros de turismo de base comunitária, destinado a comunidades, instituições parceiras, profissionais do turismo e gestores públicos.
Para baixar grátis o livro “Turismo Indígena – Modos de Fazer“, da Garupa, clique aqui.