Numa entrevista exclusiva, Any Brocker, diretora da Brocker Turismo, revela que a operadora investe muito em ferramentas tecnológicas, porém que o contato humano, o acolhimento e o bom serviço continuam sendo o maior valor da maior empresa de receptivo do Sul do Brasil
TRAVEL3: Any, a Brocker é uma jovem operadora, dirigida por uma equipe jovem e, consequentemente, a tecnologia faz parte da cultura da empresa. As inovações tecnológicas que a operadora tem lançado no mercado são um reflexo do que acontece no mundo. A tecnologia é uma aliada fundamental do trade turístico e dos seus clientes?
Any Brocker: Sim. Tenho certeza absoluta de que a tecnologia, que está cada vez mais presente na vida das pessoas, continuará nos ajudando em todos os sentidos. O mundo se tornou pequeno graças a ela. A informação hoje é globalizada, e o mercado das viagens é um dos grandes beneficiados. Conseguimos ter hoje informação de tudo o que acontece em cada cidade, que tipo de serviços são prestados em cada destino e, assim, oferecer mais segurança aos turistas. Em contrapartida a essa grande evolução tecnológica, é curioso perceber que o trabalho prestado por empresas de receptivo, como é o caso da Brocker Turismo, ganha ainda mais evidência.
Turismo receptivo significa bem receber, ter um contato direto com os visitantes, sorrir e dar as boas-vindas ao buscá-los no aeroporto; fazer um passeio e olhar nos olhos dos viajantes enquanto se conta um pouco da história do lugar ou se apresenta uma cultura ou costume diferente. A tecnologia, por mais inovadora que seja, não consegue surpreender como o calor humano. Não consegue transmitir a emoção, o acolhimento e o carinho de um bom profissional da área, como são os guias, os motoristas e atendentes da Brocker Turismo.
(Any Brocker)
T3: Quando foi lançado o app Brocker, como ele funciona e como tem sido o retorno dos clientes que usam o aplicativo?
AB: O aplicativo foi lançado em setembro e, justamente pelo curto espaço de tempo, não foi possível fazer uma avaliação mais concreta do retorno. Entretanto, já notamos que o volume de ligações dos clientes buscando informações de roteiros e horários de saída dos passeios diminuiu bastante, o que significa que eles já estão consultando essas informações diretamente na plataforma. Acabou a época em que o turista tinha de ligar para o seu agente de viagem, ou para a Brocker, ou descer até o lobby do hotel para ler os informativos afixados pelos receptivos.
O APP Brocker passou a oferecer, de maneira clara e rápida, todo o diário de viagens contratado pelo turista, quais os dias de cada passeio e os transfers solicitados, com os respectivos horários de saída e, ainda, outros serviços e produtos oferecidos pela Brocker, que ele pode adquirir via aplicativo, no conforto do seu quarto de hotel. O próximo passo é inserirmos no app um conteúdo informativo das atrações turísticas da região, quais os principais eventos que ocorrem durante o período da visita e muito mais.
T3: Logo depois, a Brocker lançou o app do Bustour. Qual o objetivo e vantagens dessa ferramenta?
AB: O aplicativo do Bustour é, como você bem disse, uma ferramenta operacional, um GPS que mostra ao turista onde está o ônibus e em quanto tempo ele chegará ao ponto de parada ou à região em que o visitante se encontra. Isso permite ao turista aproveitar ao máximo o atrativo e seguir para a parada do Bustour na hora exata da chegada do veículo. Outra ferramenta que o app oferece é em qual ponto ele deverá descer para visitar uma determinada atração, orientando que caminho seguir.
T3: O Gramado Pass é outra inovação no turismo do Brasil. Seu custo-benefício é mesmo um diferencial?
AB: O Gramado Pass é a grande novidade do ano lançada pela Brocker e se baseou em um produto que existe, hoje, nas principais cidades turísticas do mundo, como Londres, Paris e Nova York. Ele é um combo de ingressos para atrações ou passeios e também o ônibus estilo hop on hop off, como é o Bustour. O segredo do sucesso do produto é o custo-benefício. No caso do Gramado Pass, conseguimos negociar um valor muito especial para o cliente, que poderá visitar muitos mais atrativos por um preço super em conta. Outra vantagem é que o portador do passe não precisa enfrentar filas.
Para completar, o Gramado Pass ainda oferece brindes e descontos em lojas e restaurantes, entre outros benefícios. Ele é hoje comercializado em quatro combos, com preços que variam de R$ 199 a R$ 399. Em todos eles, o cliente tem direito a uma experiência inesquecível: dirigir um Porsche Cayman. Só para dar ao cliente uma noção: se ele optar por comprar isoladamente um drive de Porsche, ele desembolsará a quantia de R$ 250 – o que mostra como é infinitamente vantajoso adquirir o Gramado Pass. Ele está à venda nas principais operadoras e agências de viagem do país, nos sites www.gramadopass.com e www.brockerturismo.com.br, em hotéis e por meio dos guias da Brocker Turismo.
(Any Brocker)
T3: Todos os anos a Brocker surpreende o trade lançando novidades durante o Festuris. Quais serão as surpresas deste ano?
AB: Durante o Festuris, a Brocker Turismo apresentará aos nossos parceiros operadores dois passeios que são simplesmente espetaculares. Um deles é o Tour Raízes de Gramado, que ganhou uma roupagem mais temática. O veículo, uma jardineira, ganhou agora uma decoração típica; e o motorista, que é o guia, usa roupas de época. A música a bordo remete à chegada dos primeiros imigrantes à Serra Gaúcha. Para esse relançamento, toda a equipe do tour passou por um treinamento especial. Dentro desse clima, o turista embarca numa viagem pelo tempo e se entrega a um tour fascinante. A nova roupagem do Tour Raízes de Gramado será mostrada aos nossos parceiros na parte da manhã da sexta-feira, 10 de novembro.
Já na manhã de sábado faremos o lançamento oficial do Bus Bier – Tour Cervejarias da Serra, um produto diferenciado, com a assinatura da Brocker Turismo. Também no sábado será realizado o próprio Troféu Infinito, uma tradição da Brocker Turismo, que ocorrerá este ano em um espaço inteiramente novo, uma surpresa para os nossos parceiros e amigos do trade. Posso adiantar que é um ambiente perfeito para a realização de casamentos – outro produto que tem tudo a ver com a beleza e o romantismo da Serra Gaúcha. Tenho certeza de que os convidados e homenageados adorarão a ambientação do Troféu Infinito 2017. Por fim, esperamos todos os nossos parceiros para celebrar o Sonho de Natal de Canela e o Natal Luz de Gramado, que empolgarão as noites do Festuris.