
Rafael Sá, coordenador de eventos do Novotel Jaraguá, fala sobre um setor fundamental para a hotelaria
Ao mudar de emprego e cidade, Rafael Sá levou consigo o mesmo profissionalismo, bom humor e dinamismo com os quais conduziu magistralmente o setor de eventos do Hotel Mercure Lourdes, em Belo Horizonte. Já em São Paulo, trabalhando no mesmo segmento, agora, no Novotel Jaraguá, o jovem executivo conversou com a TRAVEL3 sobre a importância do setor de eventos na hotelaria.
TRAVEL3: Por que a escolha para trabalhar com eventos e como teve início a sua carreira na hotelaria?
Rafael Sá: Minha carreira na hotelaria começou no Mercure Belo Horizonte Lourdes, em 2011, como estagiário do setor de eventos do hotel. Sempre gostei dessa atividade que, para mim, era um dom natural. Entretanto, foi no Mercure que vi o quão eu gostava de trabalhar na área. De estagiário passei a assistente, até me tornar coordenador de eventos. Iniciei minha carreira ao lado de grandes profissionais, o que foi fundamental para o meu crescimento. A estrutura completa de serviços oferecida pelo Mercure Lourdes me deu ainda uma visão ampla sobre o assunto.
T3: Qual a importância do setor de eventos em um hotel?
RS: Eventos são importantíssimos, pois trazem, além dos hóspedes, novos clientes para o hotel, assim como dão dinamismo aos serviços e fazem uma conexão direta do hotel com a cidade. Estar no Novotel Jaraguá me dá a oportunidade de trabalhar uma uma nova dinâmica de mercado. O segmento de eventos dentro da hotelaria é superimportante, estratégico e, por isso mesmo, desafiador.

T3: Com qual estrutura você trabalha hoje?
RS: O Novotel Jaraguá tem 415 apartamentos, uma localização privilegiada, no Centro de São Paulo, e uma estrutura gigantesca, com quatro andares exclusivos para eventos, divididos em 25 espaços e capacidade para reunir mais de 2 mil pessoas simultaneamente.
T3: Qual a estratégia para um profissional da área ser bem-sucedido?
RS: Na minha opinião, a percepção do cliente que busca um hotel para realizar um evento é muito parecida com o que um hóspede busca, como experiência, ao escolher um hotel. Como o hóspede, o cliente de eventos espera se sentir em casa, ser bem recebido, acolhido, e ter todas as suas necessidades atendidas rapidamente. O papel da equipe de eventos de um hotel é precisamente acolher e bem receber o cliente, oferecendo a ele todas as respostas, toda a facilidade e estrutura, tirar dele as preocupações. Usar a criatividade para realizar bons projetos é um grande diferencial do profissional de eventos e, na hotelaria, é preciso adicionar um item imprescindível: ir muito além das expectativas, surpreendendo não apenas os nossos clientes, como os seus convidados, participantes do evento.
Assista a entrevista em vídeo: