O Diretor Geral da operadora fala sobre sua trajetória e os planos para revitalizar a empresa
Hugo Lagares atravessou as montanhas de Minas para ganhar o Brasil. O estudante, que começou a trabalhar como estagiário de uma agência de turismo em Belo Horizonte, se tornou um executivo visionário que conquistou a posição de Diretor Geral da Visual Turismo, uma operadora que dispensa apresentações. Seu nome hoje é conhecido e respeitado pela Indústria do Turismo em todo o país.
O grande diferencial de Lagares é a visão multifacetada que tem do mercado, fruto dos diversos cargos que ocupou na sua trajetória profissional. Por experiência própria, ele sabe o que as agências especializadas em viagens de lazer precisam. Ele entende os bastidores das agências de viagens corporativas. Como poucos, ele conhece os bastidores das operadoras e suas práticas. Este acúmulo de experiências fez dele o profissional perfeito para assumir a responsabilidade de recolocar a Visual Turismo de novo no pódio.
Nesta entrevista exclusiva e, como sempre, num bate-papo descontraído, Caroline Tonaco e Hugo Lagares falam sobre passado, presente e futuro – dele e da operadora que agora comanda.
Caroline Tonaco – Travel3
Hugo, é impossível falarmos sobre o presente sem antes passarmos pelos seus desempenhos no trade turístico, especialmente no que diz respeito à sua atuação na Visual Turismo. Quais são os momentos fundamentais que o trouxeram até aqui?
Hugo Lagares – Diretor da Visual Turismo
Carol, eu passei por muitos momentos importantes na minha carreira, e entre tantos, eu destaco quando, em 2017, após uma trajetória de 10 anos na MMTGapnet, ocorreu a fusão da operadora com a Flytour, o que levou ao encerramento das operações e à saída quase completa da equipe. Nessa época eu era gerente nacional de vendas da MMTGapnet e o meu diretor era o Silvio Ferraz, que foi trabalhar na CVC Corp. Alguns meses depois ele me disse que havia uma vaga na base da Visual Turismo em Minas Gerais, e após as entrevistas, em janeiro de 2018 me tornei o gerente da Visual no estado. Foram 3 anos de crescimento constante e formamos uma equipe muito unida que chegou a ter 28 colaboradores no escritório de BH.
E aí, você sabe, veio a pandemia e a tentativa frustrada de unificação das marcas do B2B pela CVC Corp, resultando na saída maciça da equipe. Naquele momento da pandemia, onde concluí meu MBA em Investimentos e minha pós-graduação em Private Banking, confesso que até pensei em desistir do Turismo. Mas foi aí, em 2021, que o Arnaldo Franken me convidou para assumir o departamento comercial da Diversa Turismo. O Arnaldo Franken foi um dos sócios da MMTGapnet, um profissional com o qual eu já havia trabalhado por 10 anos e um ser humano que eu admiro demais. Receber dele esse convite mostrou que eu estava no caminho certo. Meu período de 3 anos na Diversa Turismo foi muito importante. Como diretor comercial, trabalhei na estruturação da operadora que cresceu muito e que alcançou um ótimo faturamento e um lugar de destaque no turismo nacional em pouco tempo.
E chegamos agora ao momento presente quando, em agosto de 2023, recebi o convite da CVC Corp. A empresa estava com nova diretoria e novo CEO, o Fábio Godinho, que me convidou para retornar à casa e contribuir para recolocar a marca Visual na posição que ela sempre mereceu estar. Esse é o desafio que aceitei e que considero ser o maior da minha carreira até hoje: o de reconstrução de uma empresa.
A Visual Turismo sempre foi conhecida pelos seus valores. De lá para cá, o que mudou e o que permaneceu?
Durante minha 1ª passagem pela Visual, eu tive o prazer de trabalhar com o Sr. Afonso Louro, fundador da operadora, que todos nós chamamos carinhosamente de Seu Afonso. Graças a ele eu pude absorver os valores fundamentais que moldaram a identidade da empresa: o atendimento excepcional ao cliente e a parceria sólida com o agente de viagens. Hoje, enquanto lideramos a reconstrução da operadora, estamos reavivando esses princípios, mas agora com uma abordagem moderna e inovadora.
Ao longo de 21 anos no turismo, testemunhei uma evolução significativa no cenário e nas práticas do setor, e tenho colocado em prática o que eu acredito ser o melhor para o agente de viagem. Mantemos a essência e o DNA da Visual enquanto incorporamos novas tecnologias, novos produtos e serviços que atendem às demandas do mercado contemporâneo.
Chegamos ao futuro. Quais os seus maiores desafios a partir daqui?
Meu maior desafio reside na reconstrução completa da Visual Turismo. Reconstruir uma empresa requer não apenas revitalizar suas operações, mas também criar uma nova cultura organizacional. Estamos enfrentando o desafio de unir uma equipe completamente nova, garantindo que todos compartilhem nossa visão e os nossos valores. Além disso, a integração de sistemas e tecnologias atualizadas é essencial para oferecer uma experiência de alta qualidade aos nossos clientes e agentes de viagens.
Montamos uma equipe excepcional que desempenha papéis fundamentais na reconstrução da Visual. Temos conosco a Jackie Ledo, uma profissional fantástica, nossa gerente regional responsável por Minas, Rio, Espírito Santo e Centro-Oeste.
Destaco também a Jaque Rodrigues, que é muito querida pelos agentes de viagens e que tem uma história maravilhosa de muitos anos no turismo. Ela é a gerente regional que cuida de São Paulo e Sul do Brasil.
E a Carolina Tarjano, que é a nossa gerente de atendimento, que também trabalhou muitos anos na Visual e hoje assumiu o desafio de ser nossa gerente de atendimento, desempenhando um papel vital na garantia da satisfação dos agentes e que vem fazendo um trabalho fantástico com a equipe que ela montou.
Para terminar, você tem um plano traçado para os primeiros 100 dias de atuação na Visual?
Atualmente, estamos em um período de Soft Open. Nosso objetivo é cadastrar novas agências e estabelecer relações sólidas com os agentes de viagens. Nos próximos 100 dias, planejamos expandir gradualmente nossa oferta de Produtos & Serviços, e alcançarmos todo o nosso potencial até o meio do ano.
Os agentes de viagens e os seus passageiros, podem esperar uma Visual revitalizada, comprometida em oferecer experiências de viagem excepcionais, respaldadas por um serviço de alta qualidade e uma ampla gama de opções. Estamos seguindo um plano que está sendo executado com sucesso. E estamos muito satisfeitos com os resultados que já atingimos.