
Em meio a queda de receitas, hotéis propõem menores comissões ao setor de agências online
Diante do menor número de reservas, a hotelaria carioca busca a redução da comissão paga às agências de turismo online = OTAs. Em meio às negociações, os hotéis iniciaram as conversas com 3 grandes representantes do setor = Expedia + Hotel Urbano + Decolar.com.
Durante a pandemia de Covid-19, os hotéis lidam com a baixa demanda e com as restrições de viagens. Por isso, as redes vêm buscando redução de tarifas e comissões; além de outros cortes de gastos para manter os empregos e arcar com outras despesas urgentes.
Grande parte da estrutura do receptivo pode redirecionar seus negócios, mudar a rota dos voos, mudar os destinos vendidos. A hotelaria tem um compromisso com a região onde está instalada, emprega milhares de pessoas, é uma das maiores pagadoras de impostos.
Alfredo Lopes – Presidente da ABIH-RJ e do Hotéis Rio
A hotelaria carioca afirmou que busca a divisão de despesas e a compreensão dos parceiros. Nesse sentido, os hotéis propuseram a redução do comissionamento às agências online em 30%; tanto durante a pandemia quanto no período pós-covid.
Assim, de acordo com os representantes hoteleiros, é possível que o setor se restabeleça – principalmente no caso dos pequenos e médios empreendimentos.
É preciso haver uma mobilização de todo o setor para preservar este patrimônio do turismo que é a indústria hoteleira de um destino; sob o risco de estrangular a atividade hoteleira no Rio de Janeiro, impactando indiretamente centenas de setores envolvidos.
Alfredo Lopes – Presidente da ABIH-RJ e do Hotéis Rio