Evento reuniu alguns dos mais importantes nomes do luxo francês e brasileiro
A edição 2022 do France Excellence, com o tema Le goût de la création, ou o “Gosto da Criação”, em tradução livre, aconteceu na última semana em São Paulo, quando a Atout France, agência de Desenvolvimento Turístico da França, no dia 19/09 reuniu profissionais franceses e brasileiros que trabalham no segmento de alto padrão para um evento exclusivo no Rosewood São Paulo, com transmissão em tempo real para toda a América Latina.
Cerca de 200 convidados estiveram presentes no hotel do complexo criado por Alexandre Allard e mais de 1.000 pessoas acompanharam, on line, a abertura, as conferências e debates que aconteceram ao longo do dia. Caroline Putnoki, diretora da Atout France para a América Latina, foi a anfitriã do evento, e recebeu os convidados ao lado de Izabèle Pesinato, Beatriz Alves e Gessika Silva, do time da Atout France no Brasil.

A conferência, proferida por Loïc Bienassis, historiador e pesquisador do Instituto Europeu de História e das Culturas da Alimentação, teve como título “O paladar francês e a cultura da refeição gastronômica” e explicou como o ritual francês de comer se tornou Patrimônio Imaterial Mundial da Unesco, através da valorização do terroir, da arte culinária, da comida, do vinho e das arts de la table.
Em seguida, a mesa-redonda “O gosto da criação e a criação do gosto” teve como participantes o chef Laurent Suaudeau, diretor da Escola de Artes Culinárias que leva seu nome; Laurent Guez, crítico gastronômico do jornal francês Les Echos e do chef Jérôme Lacressonnière, diretor do Ducasse Conseil. A mediação ficou a cargo do jornalista Josimar Melo. Nesse momento, foi possível compreender o cenário gastronômico contemporâneo mundial e as perspectivas futuras.

O segundo debate do dia, “Os desafios da criação hoje diante da sustentabilidade”, contou com a presença do proprietário do Hotel The Brando, Richard Bailey, direto do Tahiti; do diretor de projetos e sustentabilidade do Le Meurice, Fabien Coubard, da vice-presidente de desenvolvimento ambiental do grupo LVMH-Moët Henessy Louis Vuitton, Hélène Valade, ambos em Paris.
O moderador foi Carlos Ferreirinha, presidente da MCF Consultoria. A importância do Brasil no desenvolvimento sustentável ficou evidente, assim como a necessidade das empresas que trabalham no setor do luxo acompanharem todas as inovações que permitem a preservação do meio ambiente, o respeito à diversidade e o comércio justo.

O evento foi encerrado com uma entrevista de Caroline Putnoki com Bénédicte Épinay, CEO do Comité Colbert, associação que reúne todas as marcas de luxo da França.
A executiva trouxe informações de como as grandes maisons francesas lidam com a sustentabilidade, e as tendências e desafios atuais do segmento do luxo em suas múltiplas manifestações: hotelaria, gastronomia, moda e perfumaria. O recrutamento de novos artesãos e a qualificação da mão de obra foi um dos assuntos mais comentados do encontro.




A conferência marcou o primeiro dia da edição 2022 do France Excellence, e ficará disponível no mês de outubro no canal Youtube da Atout France. Já o material da palestra, este será reunido em um livro que estará disponível no início de 2023.
Nos dias 20, 21 e 22, mais de 1.000 reuniões foram organizadas entre profissionais brasileiros e franceses, um número superior ao realizado em 2021.
A grande repercussão na imprensa, o grande número de participantes e negócios gerados nas reuniões entre fornecedores franceses e agentes de viagens de operadores de turismo brasileiros mostram a dimensão e o potencial do turismo de luxo no Brasil. Nosso objetivo é estimular reflexões, gerar conteúdo de qualidade, sempre de vanguarda, não apenas no turismo, mas em toda a indústria de bens e serviços de alto padrão. Não à toa, marcas tradicionais, como Dior e Moët & Chandon, estiveram presentes e também apoiaram o evento. Luxo não é apenas inspiração e sonhos: é mercado, geração de empregos e movimenta centenas de bilhões de euros a cada ano. O brasileiro foi essencial na recuperação das marcas de luxo francesas, como apontou o Comité Colbert. É um dos maiores clientes da Torre Eiffel, parceiro do evento. O objetivo da Atout France é promover negócios, mas produzir conhecimento que estará disponível, de forma gratuita, para qualquer pessoa que queira entender melhor deste mercado
Caroline Putnoki, diretora da Atout France para a América Latina

São patrocinadores do France Excellence 2022, a Air France, a loja de departamento Printemps e a Sodexo. O evento contou com o apoio da Dior, Moët & Chandon, Rimowa. Participaram das rodas de negócios a Air France, o escritório de turismo de Aix-en-Provence, Grand Reims, Peisey Vallandry, Marseille e Nice Côte d’Azur; a região Auvergne-Rhône Alpes, o Palácio de Versalhes, Bateaux Parisiens; os hotéis Bernard Loiseau, Evok Hotels, Napoléon Paris, Negresco, Anantara Plaza Nice Hote, l’hôtel de Beaune, Les Maisons de Clair de la Plume, o Mandarin Oriental Paris e o Westin Paris Vendôme; e as lojas de departamento Galeries Lafayette, La Samaritaine e Printemps, e os DMCs KTS France, Voyages Service Plus, Kalei d’Ouest e Wines & Châteaux.
Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no site do France Excellence.
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