Cheia de história e charme, a região francesa oferece aos turistas atrações exclusivas e passeios exuberantes
A França sempre desperta um entusiasmo no coração dos brasileiros, que têm uma paixão explícita pelo país europeu. E o roteiro do momento, pelo destino, é pela fantástica região da Bretanha, que une história + paisagens belíssimas com a excelência francesa no quesito gastronomia.
Como por toda a França, cheia de monumentos, tradições e aquele toque de charme exclusivo, assim é a viagem pela Bretanha e por seus arredores. A região, localizada no extremo noroeste da França, é uma península que forma uma larga costa litoral entre o Oceano Atlântico e o Canal da Mancha. Com antigas tradições celtas, cidades de traços medievais e uma cultura que preserva a sua história, a Bretanha reúne atrativos capazes de agradar a dez entre dez brasileiros!
Seja saindo de Rennes – a maior cidade e capital da Bretanha – ou de Paris, quem faz um roteiro pela Bretanha embarca num percurso encantador e cheio de magia, que parece te levar a uma verdadeira viagem pelo tempo.
Saiba mais = Rennes é o seu portão de entrada para a Bretanha

Saint-Malo revela a história da França medieval
À 1ª vista, os visitantes da pequena Saint-Malo já se impressionam com seu ar de fortaleza e suas grandes muralhas debruçadas sobre o mar. A visão da cidade medieval que fica ao norte da Bretanha é espetacular, um convite a passar por seus portões e descobrir as histórias e toda a sedução do seu interior.

Fundada no século I a.C., a cidade murada surgiu a após a queda do império romano, e foi, durante a idade média, local de amplo comércio e intensa atividade de pirataria praticada pelos corsários. Invadida pelos nazistas na 2ª guerra mundial, Saint-Malo foi alvo de bombardeios por parte dos aliados, o que acarretou numa destruição de 80% da cidade. Sua reconstrução durou quase 15 anos, mas o resultado valeu a pena, já que a obra foi planejada para ficar o mais próximo possível da original.

O centro histórico de Saint-Malo fica dentro das suas imponentes muralhas, e é chamado de intramuros. Caminhar pelas suas ruazinhas de paralelepípedos é um passaporte para viver sensações mágicas, admirando as bonitas fachadas e construções históricas que faz o viajante perder a noção do tempo. Por ser uma das principais atrações turísticas da Bretanha, o comércio por lá é tentador: são lojas e pequenas boutiques vendendo de tudo, desde souvenires locais até vestuário, calçados, joias, porcelanas personalizadas e artigos de decoração.

E opções gastronômicas não faltam. São muitas boulangeries, confeitarias e lojas de rua vendendo delícias francesas, para consumo no local, ou para levar para casa – ainda que sua casa esteja aqui, no Brasil. Não há como sair de Saint-Malo sem trazer algumas latas dos Biscuits pur Beurre, os mais deliciosos biscoitos amanteigados, ou pacotes dos Caramels au Beurre Salé au Sel de Bretagne, os famosos caramelos com flor de sal, todos produtos típicos da região.

Caminhar pelas encostas das muralhas da cidade é garantia de ter uma visão espetacular do Canal da Mancha, com o mar azul profundo e avistar o Forte Nacional, construído a mando de Louis XIV, que fica completamente ilhado com a maré alta, e pode ser acessado a pé, quando a maré está baixa. Abaixo das muralhas, as praias de Saint-Malo são um convite para turistas e moradores, e, apesar de águas frias, estão sempre movimentadas, mesmo que a temperatura esteja beirando os zero graus.

Depois de contemplar tantas belezas, o melhor programa é se sentar num dos inúmeros restaurantes locais, e saborear pratos típicos com frutos do mar frescos, ostras incomparáveis ou os famosos Galettes bretonnes, um tipo de crepe símbolo da gastronomia da Bretanha. Tudo regado a jarras de sidra, ou ao sempre bom vinho francês!

La Baule-Escoublac – A joia da Côte d’Amour
Outra dica preciosa é conhecer La Baule-Escoublac, que fica ao sul da Bretanha, na denominada Côte d’Amour. Por possuir uma extensa faixa de litoral, a cidade atrai turistas principalmente no verão europeu. Mas é daqueles lugares que cativam o visitante seja qual for a época do ano!
Conhecida por abrigar uma das mais belas praias da França – a praia de La Baule, com quase 8 km de areia clara e fofa – a sofisticada estância balneária possui cantos e recantos de beleza inegável, com um mar de tons de azul e verde claro.

Construída no século 19, quando a indústria de turismo a beira-mar cresceu pela Europa, La Baule-Escoublac guarda construções da época, que, mescladas com o moderno, dão um charme todo especial ao destino. A infraestrutura hoteleira de lá é ótima, assim como as opções gastronômicas.

Os restaurantes com vista para o mar conquistam os clientes, não só pelo visual belíssimo, como, claro, pela culinária típica, com ingredientes frescos e sazonais. Os frutos do mar são perfeitos e a melhor pedida, mas, de acordo com o perfil do cliente, as opções são inúmeras e tentadoras.

Pelas praias e pela orla impecavelmente limpas, os visitantes entram no clima de veraneio e aproveitam para fazer caminhadas e praticar uma das inúmeras atividades oferecidas, como aulas de surf, wakesurf, e até equitação.
A talassoterapia, experiência que utiliza os benefícios marinhos em tratamentos estéticos e de saúde, é um dos atrativos da cidade, que possui grandes centros especializados na terapêutica, que também é oferecida em spas de hotéis locais.

La Baule está cheia de vida, com aparência de cidade pacata mas repleta de diversão para todas as idades, seja durante o dia ou a noite, inclusive com cassino para completar a diversão! E, com sua localização mais que privilegiada torna-se um destino imperdível para se conhecer na França.

Monte Saint-Michel é visita obrigatória – e inesquecível!
Já na divisa entre a Bretanha e a Normandia, reina absoluto o Monte Saint-Michel, património mundial da UNESCO e considerado uma maravilha do Ocidente. Não é à toa que figura no topo de várias listas que enumeram lugares para se conhecer antes de morrer. Conhecer o Monte Saint-Michel é imprescindível, e sua visão é inesquecível!
Importante destino de peregrinação desde a Idade Média, o Monte Saint-Michel, à primeira vista, parece um grandioso castelo medieval erguido no alto de uma rocha, debruçado sobre o mar. Mas a imponente obra, que começou a ser erguida no ano 708, com a construção de uma igreja em homenagem a São Miguel Arcanjo, tornou-se um vilarejo medieval então habitado por monges beneditinos.

Hoje, atrai os visitantes do mundo inteiro, e, sejam eles peregrinos ou turistas, o fato é que todos se impressionam com o conjunto da obra.
Ao passar por seus portões e começar a subir as escadarias que te levam ao topo, o visitante vai se deparando com imagens belíssimas, seja da baía ao redor, seja das construções, dos becos, das lojas, dos cafés e restaurantes, dos jardins e outras surpresas que a cada lance de escada são descobertas.
Passar o dia por lá, chegando cedo e saindo no fim da tarde, é o ideal. Evite mochilas pesadas e opte por um calçado confortável: as escadarias e ladeiras são muitas.

Pare em cada mirante e desfrute da paisagem ao redor. O clima de paz ao som dos pássaros é inspirador. Ao chegar no topo, não deixe de fazer uma visita à abadia que homenageia São Miguel, ao custo de aproximadamente 9 euros.
Lá dentro, você poderá admirar os salões de diferentes estilos e épocas, do século 10 ao século 15. Você se encantará com as colunas e arcos circundando o pátio com jardins, e com o interior da igreja abacial, iluminado através dos grandes vitrais.

Após a visita, comece a fazer o caminho de volta, descendo pelas ruas medievais e passando pelos jardins floridos, e aproveite a boa infraestrutura que o local oferece para aproveitar o resto do dia num bar, restaurante ou taverna local.


Fotos – Caroline Tonaco
Opções não faltam, seja ao ar livre, com vista para a baía, ou mais reservado, propício para os dias mais frios.
Uma das atrações gastronômicas mais famosas do Monte Saint-Michel é o restaurante (e também hotel) La Mère Poulard, onde são feitas as famosas omeletes, com recheios variados.
Há também locais com cervejas variadas, as típicas galletes da região, frutos do mar sempre frescos e as ostras vindas diretamente de Cancale, que está logo ao lado, e é conhecida na França como a Capital das Ostras, pela qualidade e tamanho dos seus moluscos.

Antes de ir embora, não deixe de entrar numa loja e levar para casa um souvenir do local. Opções de compras não faltam: desde armaduras, espadas, passando por bolsas, chapéus, objetos de decoração, vestuário, até um simples chaveiro ou ímã de geladeira. O que importa é poder manter diante de seus olhos, uma lembrança do magnífico Monte Saint-Michel, que já estará guardado para sempre no coração de quem passa por lá.
Na França, viajar pelos arredores da Bretanha é fácil e prazeroso
A Bretanha é a região francesa situada no extremo noroeste da França, e que é separada do Reino Unido pelo Canal da Mancha. Rennes, a maior cidade e capital da região, fica a menos de 2 horas de Paris, via TGV, saindo da estação do aeroporto Charles De Gaulle. De Paris a Rennes, você pode optar, também, por uma viagem de avião ou até mesmo ônibus ou carro alugado.
Nessa matéria, sugerimos uma visita a 3 destinos nos arredores da Bretanha, mas as opções de passeios pela região são inúmeras. Para uma viagem pela região, boas opções para seu roteiro as cidades de Dinard e Cancale – próximas a Saint-Malo; a Costa de Granito Rosa, ao norte; Brest e Quimper, no extremo oeste, e Concarneau, ao sul.
Boas rodovias e o TGV – trem de alta velocidade – são facilidades que o visitante tem em mãos para que, com auxílio do seu agente de viagens, possa montar seu roteiro personalizado pela fantástica região.