Promovido pela Atout France, a 3ª edição do encontro acontecerá em setembro, no Rosewood São Paulo
A expressão “quiet luxury” – luxo silencioso, em português – tem ganhado cada vez mais destaque, não apenas na mídia, mas principalmente entre os pesquisadores de tendências de consumo no Brasil e no exterior. Essa abordagem representa um luxo discreto, reconhecível apenas pelos consumidores, um código secreto que não é facilmente percebido pelo grande público. Ao contrário do que tem sido observado nos últimos anos, especialmente nas redes sociais, esse conceito valoriza a discrição e busca oferecer uma experiência subjetiva de luxo, não apenas reservada a ocasiões especiais, mas também incorporada ao cotidiano como um prazer pessoal. E é esse luxo silencioso que será o tema da já aguardada 3ª edição do France Excellence.
Diversos fatores explicam essa nova tendência: o consumo consciente de produtos duráveis, que resistem às modas passageiras; as recentes crises econômicas e pandêmicas, nas quais o consumismo e a ostentação passaram a ser considerados de mau gosto; além dos novos padrões de comportamento social evidenciados até mesmo em séries de streaming, que mostram que a elegância é reconhecida pela artesania, excelência, exclusividade, tradição e inovação.
Por essas razões, a Atout France – Agência de Desenvolvimento Turístico da França – tem organizado, desde 2021, o evento mais importante sobre o luxo francês na América Latina, reunindo os principais nomes do setor em uma conferência seguida de rodadas de negócios.
Pelo terceiro ano consecutivo, o evento será realizado no hotel Rosewood São Paulo, entre os dias 19 e 21 de setembro, com o tema “La tradition de l’innovation” (a tradição da inovação, em tradução livre). O título provocativo busca mostrar que a França tem uma longa tradição de inovação, seja na criação do método de produção de champagne, na moda ou nas técnicas culinárias.
Para Caroline Putnoki, diretora da Atout France para América do Sul, “os métodos de produção de bens e serviços de luxo estão evoluindo com novas tecnologias, com robôs substituindo a mão-de-obra humana em determinadas tarefas. No entanto, o artesanato ainda valoriza o ser humano, mantendo vivo um savoir faire reconhecido e essencial. Inovar é equilibrar tradição e modernidade. É atravessar séculos e permitir que as marcas de luxo se estabeleçam como líderes na criação. A inovação também possibilita uma gestão ecológica essencial da produção. O evento busca mostrar que a inovação é parte integrante da história das marcas de luxo francesas, incluindo a hotelaria, o comércio e a aviação”.
O evento, que tem o patrocínio da Air France, transportadora oficial, e da Galeries Lafayette, terá início no dia 18 de setembro, com um almoço exclusivo para a imprensa. No dia seguinte, haverá uma tarde de conferências em formato híbrido, com especialistas nacionais e internacionais debatendo os cenários e as perspectivas do segmento. A grande novidade ocorrerá nos dias 20 e 21 de setembro: pela primeira vez, a rodada de negócios entre profissionais de turismo brasileiros e franceses será realizada de forma totalmente presencial.
Através dessa iniciativa, a Atout France reafirma seu compromisso em promover o luxo francês na América Latina e proporcionar um espaço para a discussão de temas relevantes relacionados à inovação e tradição nesse setor. Através de palestras, painéis e oportunidades de networking, o evento busca conectar os principais players do mercado de luxo, promovendo o intercâmbio de conhecimento e a geração de negócios entre o Brasil e a França.
A edição 2022 do France Excellence está disponível no canal YouTube da Atout France, e as pré-inscrições para a edição 2023 do France Excellence podem ser feitas aqui.