Premiação inédita abrange 4 categorias e aceita inscrições até o dia 15 de dezembro
O Prêmio de Turismo Responsável, da WTM Latin America, aceita inscrições para sua 1ª edição até dia 15 de dezembro. O WTM Latin America Responsible Tourism Awards reconhece as iniciativas responsáveis na indústria do turismo.
O Turismo Responsável é um dos temas centrais da feira, e por isso recebe mais investimentos a cada edição. Com isso, a WTM LA pretende incentivar as boas práticas na indústria do turismo.
Recebemos nos três dias da feira expositores de mais de 50 nacionalidades e visitantes de diversas partes do mundo. É uma vitrine importante de conscientização e de oportunidade de apresentar técnicas e ideias práticas que auxiliem na sustentabilidade da atividade turística.
Thais Del Ben – Gerente de Marketing da WTM Latin America
Chegada do prêmio à América Latina segue tendência mundial
Premiações como esta já ocorrem em outras feiras da marca World Travel Market. Entre elas, estão a WTM London, a WTM Africa e a ATM, em Dubai. Por isso, o Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin América alinha o continente com uma tendência do turismo mundial.
O Projeto é coordenado por Gustavo Pinto, conselheiro do Programa de Turismo Responsável na WTM Latin America.
Estive em Londres, na última edição do evento, para divulgar o prêmio da América Latina entre os expositores da região. Em meu retorno, contabilizei cerca de 70 iniciativas realizadas pelo poder público, privado e 3º setor que podem ser concorrentes relevantes para o prêmio.
A América Latina tem muitas soluções para mostrar ao mundo sobre iniciativas de turismo responsável. E entendemos que o prêmio fomenta ainda mais ações, além de jogar luz e trazer notoriedade a atividades que sustentam os três pilares da responsabilidade: o ambiental, o econômico e o social.
Gustavo Pinto – Conselheiro do Programa de Turismo Responsável na WTM Latin America
A lista de concorrentes que já registraram projetos é extensa. Integram-na iniciativas dos seguintes países latinos: Brasil, Equador, Porto Rico, República Dominicana, Costa Rica, Peru, Chile e Uruguai. Mas também já foram inscritas iniciativas dos Estados Unidos e de ONGs multinacionais, com projetos desenvolvidos na América Latina.
A América Latina tem muitas soluções para mostrar ao mundo sobre iniciativas de turismo responsável. E entendemos que o prêmio fomenta ainda mais ações, além de jogar luz e trazer notoriedade a atividades que sustentam os três pilares da responsabilidade: o ambiental, o econômico e o social
Confira as categorias do Prêmio de Turismo Responsável
Melhor em redução da pobreza e inclusão
Esta categoria reconhece prestadores de serviços de viagens que transformam a realidade local por meio do turismo. Fazem parte dela experiências de viagem que incluem pessoas marginalizadas, e assim promovem a redução da pobreza.
Melhor contribuição para a preservação da vida selvagem
Enquadra-se nesta categoria o turismo que, mais que ligado ao meio-ambiente, seja atuante em sua defesa. São experiências de observação da vida selvagem, trilhas ecológicas, meios de hospedagem, entre outros. As iniciativas devem atuar em prol da preservação da vida selvagem e dos habitats naturais.
Melhor atração do patrimônio cultural
Reconhece o turismo que preserva locais, tradições e cerimônias ancestrais. Recursos culturais, históricos ou naturais voltados para o turismo se enquadram nesta categoria.
Melhor destino para o turismo responsável
Esta categoria é voltada para destinos que promoveram o desenvolvimento local sustentável. Abrange o turismo que trabalha em prol da mudança com a preservação natural e cultural.