Bárbara Picolo, Diretora de Produtos e Operações, fala sobre as novidades para 2021
Desde que foi criada, no final de 2020, a Easy Travel Shop foca na qualidade e na variedade de produtos para encantar os viajantes. O objetivo da plataforma de vendas online é oferecer experiências sob medida para todo o tipo de turista. Em tempos de COVID-19 o conceito é proporcionar passeios inesquecíveis para as diversas bolhas de convívio, sempre com atenção aos protocolos de saúde e prevenção.
Em entrevista exclusiva, a Reportagem Travel3 conversou com Bárbara Picolo, Diretora de Produtos e Operações da plataforma, para saber as novidades preparadas para 2021.
Travel3 = Bárbara, desde que foi lançada, como tem sido a evolução da Easy Travel Shop?
Bárbara Picolo = Estamos muito bem e muito contentes, trabalhando muito e empolgados com o que ainda está por vir. Temos hoje um grande número de agências parceiras e as vendas já acontecem diariamente. Os agentes de viagem têm colaborado com sugestões e assim seguimos melhorando as nossas ferramentas dia a dia. É importante dizer que o agente de viagens é o nosso ponto de venda. A plataforma está desenhada para o consumidor final mas a gente não quebra a relação com o agente de viagens. Esse é o grande diferencial da Easy Travel Shop.
Na prática, como funciona esta relação entre a venda direta para o consumidor e o agente de viagens?
O que os agentes de viagem têm feito é oferecer para aqueles clientes que já têm uma viagem marcada o app da Easy Travel Shop. Com o app é possível adquirir uma infinidade de tours e passeios. Então, o passageiro que já está no seu destino e resolve fazer um determinado passeio, escolhe e compra diretamente no app da Easy Travel Shop e obviamente o agente de viagem ganha com esta venda.
Por isso, o sucesso da Easy Travel Shop está na qualidade e na diversidade de tours e passeios que nós oferecemos. E fazemos questão de explicar isso aos nossos fornecedores. Para 2021 já há uma planificação da viagem através da nossa plataforma. O passageiro pesquisa antes de viajar, assim pode entender melhor tudo que o destino oferece e até se programar para mais dias no destino escolhido.
Queremos ter uma ampla diversidade de experiências que inclui das atrações mais costumeiras a tudo que está fora da caixinha, afinal, o nosso negócio é mostrar o destino de acordo com a preferência do viajante. Às vezes surpreendemos o próprio viajante que nunca imaginou fazer esta ou aquela atividade naquele destino.
Bárbara Picolo – Diretora de Produtos e Operações da Easy Travel Shop
Outro ponto importante é a disponibilidade de vendas, já que é preciso que haja a opção para o cliente adquirir o que deseja, no dia e horário mais conveniente. E por último mas não menos importante é o prazo para o turista efetivar a compra. Trabalhamos para que as experiências fiquem disponíveis para a compra até muito próximo de acontecerem. Se o fornecedor diz: Bárbara, essa experiência aqui você pode parametrizar com 12 horas. Isso significa que o cliente chega da praia, ou chega de um passeio cultural, está indo para o hotel e pensa: O que será que vou fazer amanhã? Ainda não tenho nada planejado… Então ele abre o app e verá uma programação disponível para agendar algo para o dia seguinte. Ele decide, faz a compra e imediatamente recebe a confirmação da sua reserva para o passeio. A Easy Travel Shop foca nesses grandes diferenciais e nas vantagens da venda dinâmica e rápida, através de um app repleto de excelentes produtos.
Então, o agente continua ganhando mesmo sem fazer a venda diretamente; e para o cliente, a liberdade e a facilidade de escolher mais passeios no decorrer da viagem é muito confortável.
Exatamente. E há 2 momentos. Os agentes de viagens podem convidar os seus clientes a fazer parte da plataforma ou o cliente pode entrar com sua própria conta na plataforma, mas ele sempre terá de indicar um agente de viagens. Não há venda ao cliente diretamente sem que ele indique um agente de viagens; ou ele já conhece uma agência, ou vamos sugerir algumas agências de acordo com a sua geolocalização.
Sabemos também que existem agentes que gostam de oferecer consultoria e fazer a venda diretamente para os seus clientes, e existem clientes que gostam que os agentes façam tudo para eles. Também há o cliente que quer ter a liberdade de escolha, a qualquer momento. A plataforma Easy Travel Shop atende todos esses perfis.
Sobre a variedade de passeios, como é feita a escolha das atrações?
Nós queremos que o cliente tenha uma noção de tudo aquilo que há no destino para que ele possa se planejar. A partir daí ele poderá decidir qual será a duração da sua viagem e, mais ainda, quantos dias e noites ficará em cada destino do seu roteiro. Isso acontece muito na Europa e as pessoas acabam sub-aproveitando as capitais.
Um exemplo clássico, bem pertinho de nós é Bonito, no Mato Grosso do Sul. Só de passeios, sem considerar traslados, são mais de 68 experiências. Tem rios de flutuação diferentes, tem tours em cavernas, tem arvorismo, enfim, uma enorme variedade de atrações. É muito comum se vender uma viagem a Bonito com 4 noites de duração. Porém, quando o cliente começa a ver as sensacionais opções de programas, ele repensa e decide ficar, por exemplo, uma semana inteira ou 10 dias em Bonito. É lógico que algumas dessas experiências podem ser conjugadas em um mesmo dia. Ainda assim, a variedade é muito grande e tendo conhecimento dessa amplitude, o viajante estende sua permanência de acordo com o seu desejo.
Na Easy Travel Shop nós temos os caçadores de experiências na área de produtos. Eles pesquisam, viajam, conhecem e determinam quais os passeios iremos oferecer em nossa plataforma. Além disso recebemos recomendações dos agentes de viagens, de colegas de trabalho de todo o Brasil e do mundo. Estamos efetivamente buscando todo tipo de experiências nacionais e internacionais que possam encantar os mais diferentes turistas.
E nesse momento em que as viagens nacionais são a grande tendência para 2021, como estão as opções de passeios pelo Brasil?
Nós temos todo tipo de passeios regionalizados, para as pessoas entrarem em seus carros e viajarem para destinos próximos de suas cidades. Passeios a céu aberto, em locais cercados de natureza. E nossos fornecedores estão preparados para atender os clientes sempre dentro dos protocolos de saúde e segurança.
Temos como exemplo a Serra Verde, em Curitiba, que elaborou inúmeras experiências off-road, por todo o Paraná. E isso é muito diferente, eles não tinham essa gama de produtos antes. Eles se adequaram a este momento. Nós estamos conversando com chácaras, com fazendas de café, com plantações de frutas vermelhas; o que você imaginar de diferente. A Easy Travel Shop foca nesse diferencial e também na qualidade. Assim estamos construindo a nossa plataforma. A nossa intenção é mostrar que existe um outro Brasil, pronto para ser desbravado, com segurança.
Ao mesmo tempo há o empreendedor que está querendo saber como ele pode transformar aquele lugar tão especial que ele tem, em um atrativo turístico. Estamos também prestando esse tipo de consultoria. É muito gratificante ver nascer um negócio de grande potencial. As pequenas cidades da Serra Gaúcha são um celeiro de novas experiências que começa a ganhar forma.
Hoje a plataforma da Easy Travel Shop foca em inovações como fazer rafting com o seu pet + tem canoísmo para crianças de 2 a 3 anos, claro, em águas super tranquilas, para você aproveitar a viagem com toda a família. Nós temos um fornecedor que começou a nos trazer tours de bikes. São passeio de 5, 10, até 50 km de bike, saindo de Trancoso ou de Arraial D’Ajuda. Os passeios em lanchas e iates privativos também tem tido grande procura na plataforma e incluem até refeições prepararadas na hora.
Eu acredito que é isso que as pessoas, as famílias, os amigos, as bolhas de convívio estão buscando neste momento de pandemia. A convivência em lugares diferenciados com experiências inesquecíveis, sempre com os protocolos de saúde e prevenção.