Evento reuniu quase 200 convidados para uma imersão no destino norte-americano
A edição 2023 do Descubra Estados Unidos, realizado pela Diversa Turismo em parceria com o Brand USA, foi encerrada na última terça-feira, 25/10, no Vale Suiço Resort, localizado em Itapeva, Minas Gerais. O evento reuniu quase 200 convidados, entre agentes de viagens e fornecedores, proporcionando uma imersão completa no destino norte-americano.
Ao longo de três dias repletos de atividades, que abrangeram treinamentos, capacitação e momentos de descontração e entretenimento, a Diversa Turismo reafirmou seu compromisso com o mercado e sua missão de capacitar, fornecer conteúdo de qualidade e fortalecer seus agentes parceiros.
O foco principal do encontro foi a entrega de informações atualizadas a esses agentes de viagem, compartilhando as últimas novidades de diversos destinos nos Estados Unidos.
Confira os fornecedores parceiros da Diversa Turismo e do Brand USA presentes no Descubra Estados Unidos:
Como é tradicional nas capacitações da Diversa Turismo, o time de fornecedores parceiros primou pela excelência e qualidade. Os mais de 130 agentes convidados tiveram a oportunidade de participar de apresentações abrangentes sobre os produtos oferecidos, e interagir com representantes de destinos, hotéis, companhias aéreas e outros serviços turísticos de seu interesse. Além disso, os participantes puderam explorar novos produtos e buscar informações sobre atrações específicas.
Cristiano Lopes, colunista de negócios, professor e especialista na feira NFR – a maior feira de varejo do mundo e que reúne os principais nomes do segmento em Nova York – foi o mestre de cerimônias do evento e conduziu as dinâmicas e os desafios propostos aos agentes.
Além disso, Cristiano apresentou um painel produzido especialmente para a ocasião, elucidando os agentes de viagem acerca de mudanças do comportamento dos viajantes no pós-pandemia, bem como fornecendo dicas e orientações para atrair passageiros e alcançar mais sucesso nas vendas de destinos pelos EUA.
Outro painel apresentado aos presentes no Descubra Estados Unidos foi comandado por Neto Fernandes, do Visit Orlando que, junto à Cristiano Lopes e aos agentes Gustavo Lafetá, da WTT Viagens; Tereza Bacha, da Mediterrâneo Viagens e Simone Pistoia, da SZ Viagens, promoveu um debate esclarecedor sobre Orlando, que é o destino mais visitado por brasileiros dentro dos Estados Unidos, e justamente por isso recebeu um painel de destaque no evento.
O debate proporcionou o compartilhamento de dicas e informações sobre novidades, atrações e experiências por Orlando e seu entorno, e mostrou como o preparo dos agentes de viagens é capaz de satisfazer seus passageiros e, consequentemente, tornar mais fácil a venda do destino.
Diversa e Brand USA selam uma parceria de sucesso
A edição 2023 do Descubra Estados Unidos consolidou a parceria entre a Diversa Turismo e o Brand USA, órgão de promoção do turismo do país.
Ana Elisa Facchinatto, gerente comercial do Brand USA no Brasil, enfatizou esta parceria, destacando o formato organizado e completo do evento. “Essa é a segunda vez que fazemos a parceria com a Diversa, que idealizou para o Descubra Estados Unidos um formato único e muito organizado. Além disso, este formato é muito completo porque engloba todos os passos que o agente de viagem precisa para se educar e aprender sobre cada um dos destinos dos Estados Unidos, e depois, colocar em prática. E eu acho que esse colocar em prática faz toda a diferença.”
Ana Elisa ainda ressaltou que o foco principal do Descubra EUA é oferecer aos agentes de viagem a possibilidade de combinar destinos tradicionais e já conhecidos dos brasileiros com novas atrações.
“O interessante é isso, educar os agentes para que tenham um novo diferencial, fazendo uso do potencial das estradas e da malha aérea dos Estados Unidos para revelar novas atrações e poderem se sobressair no mercado.”
Ela enfatizou que a posição do Brasil como emissor de turistas para os Estados Unidos é relevante, e que o Brand USA acredita que os números de visitantes brasileiros apresentados no pré-pandemia possam se recuperar ainda este ano.
Georgia Mariano, gerente de produtos América do Norte da Diversa Turismo também falou sobre a parceria de sucesso entre a operadora e o Brand USA, destacando que recebe do órgão todo o apoio, incentivos de treinamentos e facilitação no contato com diversos fornecedores.
Segundo Georgia, o prêmio Chairman Circle Honors recebido pela Diversa em meados deste ano veio como um reconhecimento pela parceria, já que a premiação do Brand USA é entregue às principais operadoras responsáveis por fomentar o volume de visitantes no destino.
Ela explicou que o evento Descubra Estados Unidos possui um formato que aproxima aqueles agentes de viagem que já vendem o destino aos principais fornecedores, com o objetivo de melhorar as vendas e proporcionar experiências enriquecedoras para os passageiros.
“O Descubra reflete exatamente a maneira como a Diversa entende que as vendas devem ser. Colocamos os agentes de viagem em contato com os nossos fornecedores, para aprenderem o máximo. Ao mesmo tempo, o fornecedor tem um feedback daquilo que pede o viajante brasileiro e ao final fazemos essa dinâmica que é muito gostosa, e onde desafiamos o agente a construir um roteiro para um determinado perfil de passageiro, utilizando duas portas norte americanas: chegando por um estado e saindo por outro.”
Georgia expressou sua satisfação com a edição 2023 do Descubra Estados Unidos. “Estamos muito felizes, trouxemos esse ano muitos e novos parceiros, e num formato diferente. As rodadas de negócios ficaram mais interessantes, já que em grupos menores as pessoas se soltam e conseguem fazer perguntas e esclarecer dúvidas pontuais, específicas. Estou orgulhosa do conteúdo que trouxemos para esta edição do Descubra Estados Unidos.”
Confira mais presenças na edição 2023 do Descubra Estados Unidos:
Durante os 3 dias de evento, uma experiência completa do destino Estados Unidos foi proporcionada aos agentes de viagem, e o conhecimento adquirido durante as sessões de treinamento foi reconhecido no encerramento.
Encerramento com prêmios e confraternização
Conforme ocorreu nas edições anteriores do Descubra, os agentes foram distribuídos em grupos e desafiados a criar roteiros com temas específicos. No entanto, este ano trouxe um desafio adicional: os roteiros elaborados por cada um dos 16 grupos foram divulgados através de vídeos de dois minutos, cujo conteúdo também foi avaliado para determinar se seriam capazes de despertar o interesse dos clientes para a aquisição dos roteiros.
Neste processo, o apoio de Cristiano Lopes e Patrícia Torres foi fundamental, pois eles compartilharam dicas e orientações precisas sobre como promover vendas por meio das redes sociais.
Ao final, o grupo vencedor foi o que desenvolveu o tema Good Vibes Vacation, e formulou uma viagem de 13 noites entre a Califórnia (San Diego e Santa Monica) e o Hawai (Kauai). Cada um dos integrantes do grupo, formado por Ana Beatriz Silva (Faé Viagens), Licio Guilherme (Start Viagens) Andrea Peixoto (Ydea de Viajar) Gabrieli Meira (NossoVerde Turismo), Matheus Fernandes (Bobis Tours), Patrícia Figueiredo (Patrícia Turismo), Diego Pedro (Turismo e Viagens pelo Mundo) e Alessandra Pinheiro (Premium Tours) ganhou uma viagem para os Estados Unidos.
Arnaldo Franken, CEO do Grupo Arbo e da Diversa Turismo, em nome da ONG Garupa, presenteou os fornecedores convidados com peças de artesanato confeccionadas pelos Indígenas Yanomami. O coquetel de encerramento se estendeu até o início da noite, com um senso de missão cumprida prevalecendo entre os participantes, que celebraram, em conjunto, o êxito de mais uma edição do Descubra Estados Unidos. Todos retornaram às suas cidades ansiosos pelas próximas edições de projetos seguindo o formato Descubra, que serão divulgados pela Diversa Turismo.