Filiação fortalece a presença de Belo Horizonte no mercado turístico
A Belotur se tornou a mais recente filiada permanente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), uma das entidades mais influentes no setor turístico do Brasil. A filiação da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte foi aprovada durante a reunião do Conselho de Admissão e Ética da Braztoa, seguida de ratificação em Assembleia Geral na terça-feira (29).
Com essa filiação, a Belotur abre oportunidades para estabelecer uma comunicação contínua com as operadoras associadas à Braztoa, visando à promoção das iniciativas, atrações, produtos turísticos e eventos-chave em Belo Horizonte. Além disso, essa integração permitirá uma maior interação no contexto das estratégias de mercado e na consolidação da identidade do destino BH perante um público de grande relevância para o crescimento do turismo no Brasil.
A Belotur, por meio de seus representantes, ganha acesso a debates, grupos de trabalho, pesquisas e boletins de tendências do setor turístico, bem como suporte para a realização de atividades como webinars, estudos e famtours.
“Este processo de filiação visa fortalecer a conexão entre os diversos atores da cadeia produtiva e a gestão do turismo em Belo Horizonte. Ao se tornar afiliada da Braztoa, a Belotur terá acesso às atividades de inteligência e às perspectivas futuras, bem como a iniciativas e projetos inovadores destinados ao segmento, além de programas de treinamento e desenvolvimento de novos produtos. Nosso objetivo é expandir e diversificar a oferta turística na cidade, mantendo um olhar atento às novas tendências do mercado“, observa Gilberto Castro, presidente da Belotur.
A Braztoa, fundada em 1989, reúne uma ampla gama de empresas envolvidas em operações turísticas, agenciamento de viagens e representação de serviços turísticos. Trata-se de uma organização privada e sem fins lucrativos, comprometida em valorizar a atuação de seus associados dentro de um mercado organizado, com foco na livre iniciativa e concorrência leal.
As atividades da Braztoa ao longo dos anos têm se concentrado em 3 pilares principais: ações institucionais; fomento ao desenvolvimento do setor de turismo e promoção e apoio à comercialização. No campo institucional, representam e defendem os interesses dos associados e do setor perante aos poderes Legislativo e Executivo, autoridades governamentais, imprensa e mercado.