Empresa se consolida entre as 3 maiores do segmento de administração hoteleira
A Atrio Hotel Management, que atua com base em um modelo diferenciado de gestão, pelo qual ela só é remunerada a partir da rentabilidade do investidor, comemora a consolidação do seu posicionamento entre as três maiores empresas de administração hoteleira que atuam no Brasil e a maior de capital 100% nacional — de um total de 50 indicadas.
Os dados são do estudo Hotelaria em Números — Brasil 2022. Lançado na semana passada, em São Paulo, o estudo foi realizado pela JLL com apoio e incentivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e da Resorts Brasil. Ele foi elaborado com base em questionários preenchidos por aproximadamente 500 hotéis, resorts e flats sobre sua performance em 2021, com ênfase nos parâmetros sobre distribuição de receitas e despesas da operação.
Nosso plano de chegar em 100 hotéis até o final de 2023 está mantido. E faremos isso com respeito ao capital do investidor, à escolha dos hóspedes e ao trabalho dos nossos colaboradores. Todos os dias, nós trabalhamos para melhorar a distribuição, ampliar a receita, incrementar a margem e entregar mais qualidade.
Beto Caputo – CEO da Atrio Hotel Management
No caso específico da Atrio, em 2021, o crescimento foi de quase 30%, em número total de apartamentos operados sob sua gestão em todo o Brasil. Já o recorte direcionado ao indicador total de prédios de hotéis e resorts soma incremento de 20%.
Em números absolutos, enquanto no ano passado (referente a dados de 2020) a Atrio somava 64 hotéis administrados, nesta edição (referente a dados de 2021), a companhia soma 75 empreendimentos sob sua gestão, o que significa um crescimento de 17%. Juntos, eles representam um total de 10.928 apartamentos em hotéis e resorts, 27% a mais do que os apurados na edição anterior (8.542 apartamentos).
Escalada de crescimento da Atrio
Há 10 anos, em 2021, com a administração de 12 hotéis e 1.552 apartamentos, a Atrio ocupava a 21ª posição no ranking que elenca as 50 maiores companhias em operação no Brasil. Esse número foi se alterando ao longo dos anos até que, em 2017, a companhia atingiu um novo marco, que foi a 15ª posição no mesmo ranking.
Um novo desafio foi imposto e hoje a Atrio mantém seu o posicionamento, conquistado no ano passado e confirmado neste ano, entre as três maiores, duas delas com parte do capital internacional.
“Chegar nesta posição é difícil, mas é igualmente desafiador nos mantermos nela”, diz César Nunes, vice-presidente Comercial e de Marketing da empresa, reforçando que “nós vivemos uma escalada de crescimento ao longo dos últimos 10 anos e isso nos preparou para o salto que demos na pandemia e que só foi possível graças a um trabalho de resiliência em todas as áreas da companhia, identificando novas oportunidades e melhorando processos de gestão interna e externa”, diz o executivo.