Estudo prevê tendências no comportamento dos brasileiros após a pandemia
A pandemia de Covid-19 impactou profundamente a rotina de indivíduos em todo o mundo. No Brasil, especificamente, novos hábitos foram instituídos, enquanto práticas até então recorrentes foram abandonadas. Nesse contexto, um estudo inédito identificou quais foram essas mudanças – e como deve ser a vida após a quarentena.
A pesquisa consultou 1.052 indivíduos de todas as regiões do país, e constatou que alguns hábitos adquiridos continuarão em alta; mesmo após o pico de contaminações ser superado. Ouvidos entre 8 e 10 de maio, 59,5% disseram que irão continuar a higienizar todas as coisas que entram em casa; 49,6% irão manter o hábito de cozinhar; 43% pretendem continuar cursos online; e 40,6% devem ir o mercado ou farmácia somente quando extremamente necessário.
Já quando questionadas sobre as tendências para após a pandemia, 63,6% das pessoas apontaram o trabalho remoto, enquanto 58% acreditam que o ensino a distância será mantido; e 57% acreditam que a maior busca por conhecimento continua. São 54,3% aquelas que acreditam em novos modelos de negócios para restaurantes; e 49,6% as que preveem a revisão de crenças e valores.
Questionados sobre o que fariam se o isolamento acabasse, mas ainda não houvesse vacina ou cura comprovada para a Covid-19, 62,3% dos indivíduos afirmaram que não frequentariam shows; e 62% não iriam a cinemas ou teatros. Atividades em academias ou clubes seriam totalmente evitadas, respectivamente, por 57,5% e 55,2% dos respondentes. E os eventos esportivos estariam fora da programação de 56% dos participantes da pesquisa.
Desde fevereiro, antes do Brasil confirmar seus primeiros casos de Covid-19, a Toluna têm dedicado atenção e esforços para ouvir e entender todas os sentimentos, necessidades e opiniões da população brasileira durante essa crise.
Pensando nisso, criamos algumas pesquisas para identificar os principais pontos de atenção. Nosso principal propósito foi identificar os hábitos e comportamentos dos brasileiros durante a quarentena, e o que será tendência daqui pra frente.
Luca Bon – Diretor-Geral da Toluna para América Latina.
Alteração de hábitos durante a pandemia
O estudo também coletou dados sobre novas práticas e tendências durante este período de pandemia. O consumo de alguns alimentos, como arroz + feijão + frutas + ovos + congelados aumentou, assim como o de medicamentos como vitamina C + antigripais.
No quesito trabalho, 26% dos entrevistados estão em home office período normal, enquanto 12% estão em home office com jornada reduzida. No entanto, 12,2% já estavam desempregados antes da pandemia, e 10,6% são autônomos – e por isso estão sem receber.
A prevenção contra o coronavírus também foi medida pelo estudo. Nesse quesito, 95% das pessoas afirmaram ter comprado algum item de proteção; como desinfetante para as mãos + álcool em gel + máscara de tecido reutilizável + desinfetante para ambientes.
Enquanto isso, 87% dos respondentes se consideram muito ou extremamente preocupados com a pandemia; e os que se preocupam igualmente com o impacto à saúde e à economia são 62%. Consequentemente, 97% dos entrevistados praticam o isolamento social – sendo 55% totalmente e 42% parcialmente, justificado por questões como trabalho.