A 100 km de Belo Horizonte, destino oferece atividades em contato com a natureza
Visitar Carmo do Cajuru é a constatação de que Minas Gerais, apesar de não ter mar, tem paisagens deslumbrantes cercadas de natureza, e com água em abundância.
A cidade, distante cerca de 100 km de BH, possui um lago artificial de 24 km² com algumas casas de veraneio e condomínios em suas margens. O local é propício para a prática de esportes náuticos, e por lá é comum ver praticantes de jet-ski, wakeboard, caiaque e passeios de lancha.

Uma das vistas mais bonitas que se tem do lago é a partir do alto da Pedra do Calhau, outro ponto turístico da cidade. O local atrai adeptos de trekking e turistas ansiosos – e corajosos – para alcançar o seu topo, que chega a alcançar 1.000 m e cujo acesso se dá por caminhos íngremes.
A inclinação chega a ter 45°, e o trajeto é cansativo mas extremamente compensador. A vista lá de cima é um espetáculo e o silêncio é revigorante. Nos fins de tarde e noites de céu limpo, podemos avistar estrelas e constelações, impossíveis de se ver nos perímetros urbanos.
Vale a pena conhecer, fazer uma caminhada pelas trilhas da região – guias acostumados com o local são de extrema importância para quem quer subir ao topo! – e desfrutar de uma autêntica comida mineira nos restaurantes locais!

Patrimônio histórico é preservado em Carmo do Cajuru
Além da natureza exuberante e de paisagens belíssimas, o visitante que chega à Carmo do Cajuru também pode admirar construções centenárias que ornamentam o conjunto arquitetônico da cidade e valorizam o patrimônio histórico-cultural de Minas Gerais.
Uma delas é a charmosa Capela Sagrado Coração de Jesus, que está localizada no povoado de Ribeiros, fundado em 1920, e que fica a cerca de 12 km do centro da cidade.
Construída em 1938, por iniciativa do Padre Augusto Cerdeira, a Capela passou por uma restauração na década de 1980, ganhando uma sacristia que, junto à imagem do Sagrado Coração de Jesus e de seu sino antigo, valoriza ainda mais o conjunto da sua obra.
O povoado de Ribeiros é um ótimo lugar para quem procura sossego e tranquilidade. Suas ruas calçadas em pedra levam seus visitantes por trajetos agradáveis, sempre com a acolhida simpática dos moradores do vilarejo.
A culinária tipicamente mineira, que vai do frango caipira com quiabo ao delicioso pão de queijo acompanhado de um cafezinho bem quente + a acolhida e receptividade por parte da população fazem com que o visitante tenha a certeza de que visitar Carmo do Cajuru pode ser uma uma ótima experiência.