Ação busca fortalecer o turismo na região, que tem atrativos como a barragem de Carmo do Cajuru
No final de maio, o município de Itapecerica, em Minas Gerais, recebeu a abertura do “Projeto Restauro”, que irá promover a revitalização da Estação Gonçalves Ferreira, datada de 1890. Além de contribuir para a preservação do patrimônio histórico-cultural de Minas Gerais, a ação fomenta o turismo na região da Instância de Governança Regional (IGR) Circuito Campo das Vertentes; composta pelos municípios de Carmo do Cajuru + Carmo da Mata + Carmópolis de Minas + Divinópolis + Itapecerica + São Francisco de Paula + Santo Antônio do Amparo + Santo Antônio do Monte.
O evento, realizado na própria estação, teve a presença do Presidente da IGR, Crispim Júnior, que é Secretário e Chefe de Gabinete da Prefeitura de Carmo do Cajuru. Também estiveram presentes os subsecretários de Estado de Cultura e Turismo Maurício Canguçu e Milena Pedrosa; e representantes dos demais municípios que integram o Circuito Turístico Campo das Vertentes. O prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela, justificou sua ausência e reafirmou a importância de manter o município ativo no cenário turístico e cultural.
Além da apresentação do Projeto Restauro, o evento recebeu estandes temáticos de municípios que integram o Circuito. Carmo do Cajuru, por exemplo, apresentou obras do luthier Toninho Epifânio e produtos típicos da culinária local.
A proximidade da subsecretária Milena e do subsecretário Maurício é uma oportunidade que o Circuito Campo das Vertentes tem para mostrar todas as riquezas de seus oito municípios.
Em meio a esse triste momento de pandemia, tiramos um pequeno tempo para nos agradarmos com o Projeto Restauro.
Crispim Júnior – Presidente da IGR Circuito Turístico Campo das Vertentes