• Fale Conosco
quinta-feira, 2 julho, 2026
Travel3
  • DESTINOS
    • África
    • América Central e Caribe
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Brasil
    • Europa
    • Oceania
  • IR E VIR
    • Ar
    • Mar
    • Terra
  • HOSPEDAGEM
    • Internacional
    • Nacional
  • GASTRONOMIA
  • DICAS
  • ACONTECE NO TURISMO
    • Eventos e Feiras
    • Negócios
    • Operadoras
  • TRAVEL3
    • TvTravel3
    • Radio Travel3
    • Facebook Travel3
    • Instagram Travel3
  • GUIAS
    • Barcelona
    • San Miguel de Allende
No Result
View All Result
  • DESTINOS
    • África
    • América Central e Caribe
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Brasil
    • Europa
    • Oceania
  • IR E VIR
    • Ar
    • Mar
    • Terra
  • HOSPEDAGEM
    • Internacional
    • Nacional
  • GASTRONOMIA
  • DICAS
  • ACONTECE NO TURISMO
    • Eventos e Feiras
    • Negócios
    • Operadoras
  • TRAVEL3
    • TvTravel3
    • Radio Travel3
    • Facebook Travel3
    • Instagram Travel3
  • GUIAS
    • Barcelona
    • San Miguel de Allende
No Result
View All Result
Travel3
No Result
View All Result
Home Acontece no Turismo

Santuário do Caraça busca reconhecimento da Unesco

Redação Travel3 por Redação Travel3
22 de julho de 2024
in Acontece no Turismo
0
Santuário do Caraça - Minas Gerais

Santuário do Caraça - Minas Gerais (Foto: Edu Viero/Divulgação Circuito do Ouro)

Destino mineiro ganhará longa-metragem em comemoração aos seus 250 anos

O Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), participou na última sexta-feira,19/7, da apresentação de 2 projetos voltados ao Santuário do Caraça. O primeiro projeto é a candidatura do complexo religioso ao Programa Memória do Mundo, da Unesco, com a previsão de entrega do dossiê à instituição em 2025. O segundo projeto é a produção de um longa-metragem em comemoração aos 250 anos do santuário, localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara.

A Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) organizou o evento, nomeando um grupo de trabalho composto por membros dos seus Conselhos Empresariais, representantes da Associação dos Ex-alunos e Amigos do Caraça (AEALAC) e especialistas convidados, com o suporte técnico da Secult-MG. O grupo dará continuidade aos projetos que visam preservar o Santuário do Caraça como um bem cultural e conservar as áreas ao seu redor.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, destacou a importância do reconhecimento da Unesco para a perpetuidade do santuário, afirmando que o Caraça é um local onde se encontram céu, arquitetura, natureza e pessoas, sendo um marco na formação humana e cultural de Minas Gerais.

Jorge Carlos Borges de Souza, presidente do Conselho Empresarial de Cultura da ACMinas, explicou que a candidatura será baseada em um dossiê com pesquisas documentais realizadas por historiadores, utilizando fontes do próprio Caraça, além de bibliotecas, arquivos e documentos externos localizados em Minas Gerais e em outras regiões.

Nobu Los Cabos 6484 Desk
Santuario do Caraça
Santuario do Caraça (Foto: Acervo Secult-MG/Divulgação)

O Caraça no Programa Memória do Mundo

O Santuário do Caraça iniciou o processo para integrar o Programa Memória do Mundo, da Unesco, que reconhece documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor. Este programa visa incentivar a preservação e a difusão desses acervos, aumentando a conscientização sobre o patrimônio documental da humanidade.

Para elaborar o dossiê, foram contratados historiadores e outros profissionais que realizarão uma pesquisa documental abrangente sobre o santuário, utilizando arquivos, biblioteca e outras dependências do Caraça, além de fontes externas. O relatório resultante será submetido ao Comitê Consultivo Internacional da Unesco, formado por 14 especialistas e sediado em Paris.

Diversa FeriasJulho Desk

O Santuário na tela

O longa-metragem sobre o Santuário do Caraça será produzido em parceria com a Iluri Filmes. Durante a reunião, a produtora apresentou o projeto do filme, que destacará de forma criativa e lúdica a importância histórica e cultural do Caraça, abordando momentos e personagens significativos dos 250 anos do santuário.

A Iluri Filmes já iniciou a pesquisa para o desenvolvimento do roteiro e está inscrevendo o projeto em diversos editais de leis de incentivo à cultura.

Tags: CaraçaSantuário do Caraçaunesco
ShareTweetSharePin
Previous Post

Diversa e Sandos Hotels realizam oficina de cupcake

Next Post

Viva Resorts by Wyndham inaugura resort em Miches

Next Post
Viva Resorts

Viva Resorts by Wyndham inaugura resort em Miches

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

revistatravel3

@RevistaTravel3
Desde 2007, conectando você aos melhores destinos
Lazer + Negócios + Aventura
Por Caroline & Claudia Tonaco

O Brasil venceu o Japão por 2 a 1 e garantiu vaga O Brasil venceu o Japão por 2 a 1 e garantiu vaga nas oitavas da Copa do Mundo! 🇧🇷
Mas, se dentro de campo o adversário ficou para trás, fora dele o Japão continua sendo um dos destinos mais fascinantes para quem ama viajar!

Desde 2023, brasileiros podem visitar o país sem visto para estadias de até 90 dias. E a pergunta que muita gente faz é: afinal, quanto custa conhecer o Japão?

Na Travel3, mostramos quanto custa uma viagem em 2026, os principais gastos com passagens, hospedagem, alimentação e transporte, além de dicas para planejar um roteiro em cidades como Tóquio ou Kyoto.

✈️ A matéria completa está no link da bio ou em travel3.com.br.

🇯🇵 Quem sabe o próximo confronto entre Brasil e Japão não seja… na sua lista de viagens?

#japan #copadomundo2026 #turismonojapao #viajar #travel3
Hoje tem Brasil em campo contra o Haiti, mas o jog Hoje tem Brasil em campo contra o Haiti, mas o jogo também é um ótimo pretexto para conhecer um destino que merece entrar no radar de qualquer viajante: a Filadélfia.

Muito além do futebol, a cidade reúne alguns dos lugares mais emblemáticos da história dos Estados Unidos. É lá que estão o Independence Hall, o Liberty Bell e a famosa escadaria do Philadelphia Museum of Art, eternizada por Rocky Balboa.

Mas a Filadélfia vai além dos cartões-postais. Bairros cheios de personalidade, murais de arte urbana, mercados históricos, museus, cafés e uma cena gastronômica multicultural fazem dela um dos destinos mais interessantes da Costa Leste.

Quem estiver na cidade para acompanhar a partida pode aproveitar para incluir no roteiro passeios que misturam cultura, história e experiências locais.

Para saber mais sobre a Filadélfia, tem tudo no site — confira no link da bio!

#Travel3 #filadelfia #philadelphia #usa #seleçãobrasileira DicasDeViagem CostaLeste FutebolETurismo
De 26 a 28 de junho, a Amazônia será palco de um De 26 a 28 de junho, a Amazônia será palco de um dos maiores espetáculos culturais do Brasil!

Então, se você ainda não colocou Parintins na sua lista de viagens, este é o momento. No coração do Amazonas, a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso transforma o Bumbódromo em um show de música, dança, alegorias gigantes e narrativas inspiradas na floresta e nas tradições amazônicas.

Muito além da rivalidade, o festival é uma imersão na cultura do Norte do país e uma oportunidade de conhecer de perto uma das manifestações populares mais marcantes do Brasil.

Em 2026, a expectativa é receber cerca de 126 mil visitantes, reforçando o evento como um dos grandes atrativos turísticos nacionais.

👉 Para saber mais sobre o Festival de Parintins,  acesse o site — link na bio!

📸 Foto: Divulgação

#travel3 #parintins #festivaldeparintins #amazonas #turismocultural
Além das paisagens da Serra da Mantiqueira e das Além das paisagens da Serra da Mantiqueira e das atrações ao ar livre, Campos do Jordão convida a desacelerar. Ruas agradáveis para caminhar, hotéis charmosos e pousadas pra lá de acolhedores, muitos cafés, bares e restaurantes criam um clima especial em qualquer época do ano.

Se no inverno o frio ajuda a compor o cenário, nas demais estações o destino revela dias ensolarados, natureza exuberante e uma atmosfera que combina gastronomia, bem-estar e momentos a dois.

É justamente essa combinação que faz de Campos do Jordão um dos destinos mais procurados da serra paulista durante os 12 meses do ano!
•
#camposdojordão #serradamantiqueira #diadosnamorados #destinoromantico
Siga no Instagram
[Valid RSS]
  • Fale Conosco

© 2022 Travel3

No Result
View All Result
  • DESTINOS
    • África
    • América Central e Caribe
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Brasil
    • Europa
    • Oceania
  • IR E VIR
    • Ar
    • Mar
    • Terra
  • HOSPEDAGEM
    • Internacional
    • Nacional
  • GASTRONOMIA
  • DICAS
  • ACONTECE NO TURISMO
    • Eventos e Feiras
    • Negócios
    • Operadoras
  • TRAVEL3
    • TvTravel3
    • Radio Travel3
    • Facebook Travel3
    • Instagram Travel3
  • GUIAS
    • Barcelona
    • San Miguel de Allende

© 2022 Travel3

Este website utiliza cookies. Para continuar navegando você precisa concordar com nossas políticas de privacidade.