Na WTM Latin America, agenda reforça estratégia com foco em conectividade e promoção de destinos para brasileiros
Com um dos maiores e mais movimentados estandes da WTM Latin America 2026, realizada entre 14 e 16 de abril, o México reforçou sua estratégia de posicionamento no mercado brasileiro com uma agenda intensa em São Paulo. Ao longo da semana, o país combinou relacionamento institucional, ações com o trade e encontros com a imprensa.
A programação começou antes da abertura oficial da feira, com foco no aumento do fluxo turístico entre Brasil e México, na promoção de destinos prioritários e na divulgação de medidas que facilitam a entrada de brasileiros, como o visto eletrônico (e-Visa) e a ampliação da conectividade.

Agenda no Brasil teve início antes da feira
Na noite de 13 de abril, o Caribe Mexicano reuniu a imprensa no Grand Cru Cellar, nos Jardins, para apresentar as atualizações da campanha internacional e reforçar sua relevância no mercado brasileiro. A região se mantém como um dos principais produtos turísticos do país, com Cancún entre as principais portas de entrada de turistas brasileiros.
Já no dia 14, primeiro dia da feira, o Turismo do México promoveu um café da manhã para mais de 100 convidados no Renaissance São Paulo Hotel. O encontro reuniu operadores, companhias aéreas e parceiros estratégicos, com foco no relacionamento com o mercado brasileiro e na apresentação de novidades, como a implementação do visto eletrônico, os jogos da Copa do Mundo FIFA, que começam em junho, e a nova conectividade com a Copa Airlines para Los Cabos, facilitando o acesso de brasileiros ao destino.
Durante a WTM, o Turismo do México também realizou ações conjuntas com o Ministério do Turismo brasileiro e com a Embratur. Na ocasião, formalizou o convite para que o Brasil seja o país homenageado no Tianguis Turístico 2027, o evento mais importante do setor turístico do México.

Coletiva destaca avanço do Brasil entre emissores
No dia 15, uma coletiva de imprensa reuniu autoridades do turismo mexicano e representantes diplomáticos, entre eles Miguel Aguíñiga, chefe da Unidade de Inovação, Sustentabilidade e Profissionalização Turística do país; a cônsul-geral do México em São Paulo, Claudia Velasco; o cônsul-adjunto Jose Alberto Gutierrez além de nomes como Diana Pomar, Carlos García de Alba e Mariana Díaz y Maxil.
Durante o encontro, Aguíñiga destacou o impacto imediato do visto eletrônico: desde fevereiro, o número de autorizações para brasileiros cresceu 460%, somando cerca de 12 mil emissões em apenas um mês. Atualmente, o Brasil é o único país com acesso ao e-Visa mexicano.
Esse avanço já começa a reposicionar o Brasil entre os principais emissores de turistas para o México, com potencial de alcançar o top 5 até 2027. O crescimento também pressiona a conectividade aérea — a estimativa é de necessidade entre 15 e 20 novos voos para atender à demanda.
Aguíñiga também destacou o impacto da Copa do Mundo FIFA, que terá o México como um dos países-sede. “Se o Brasil terminar em segundo lugar no seu grupo, jogará em Guadalajara na próxima fase, o que pode ser muito auspicioso, pois foi a cidade que sediou a seleção brasileira campeã de 1970”, finalizou.
A cônsul-geral Claudia Velasco reforçou que o consulado segue disponível para orientar viajantes, especialmente em casos de permanência superior a seis meses, que ainda exigem atendimento presencial.

Caribe Mexicano amplia presença e diversifica oferta
Entre os destinos promovidos na WTM, o Caribe Mexicano segue como principal porta de entrada para brasileiros, já que concentra mais da metade das visitas — especialmente em Cancún e na Riviera Maya.
Segundo Jorge Téllez, diretor de promoção do Caribe Mexicano, o Brasil segue como mercado prioritário. A estratégia inclui ampliar a presença no país, investir na capacitação do trade e desenvolver campanhas em parceria com companhias aéreas.
A região reúne 12 destinos ao longo de mais de mil quilômetros de litoral e aposta na diversidade de experiências. Consolida-se como um dos principais produtos turísticos do país, com oferta que vai de resorts all inclusive à hotelaria de luxo, além de estrutura para eventos, casamentos e viagens em grupo. A estratégia inclui treinamentos para agentes no primeiro semestre e campanhas voltadas ao consumidor final na segunda metade do ano.
“O Caribe tem vários destinos, mas o nosso Caribe Mexicano se destaca pela combinação de infraestrutura, serviço, diversidade de hotéis e experiências. O grande diferencial, no entanto, é a hospitalidade. E ela acontece de forma genuína: quem recebe os visitantes está feliz em fazer parte dessa experiência — e isso se reflete diretamente na qualidade do serviço”, completa Téllez.
A conectividade, com opções via Panamá e Bogotá, sustenta a expectativa de crescimento, com foco em produtos de alto padrão e experiências personalizadas.

Los Cabos aposta em natureza, alto padrão e novas conexões
Outro destaque no estande do México foi Los Cabos, que aposta na combinação de praia, deserto e montanha como diferencial. Segundo Sandra de la Garza, diretora de comunicação do destino, o perfil do viajante brasileiro está alinhado com experiências ao ar livre e contato com a natureza abundante presente.
“Los Cabos é um destino único, que combina mar, deserto e montanha em um só lugar. São 13 ecossistemas diferentes, com uma biodiversidade impressionante — cerca de 42% dos mamíferos marinhos podem ser encontrados no Mar de Cortés. Além disso, o destino oferece experiências ao ar livre, como trilhas, ciclismo e atividades no deserto. É uma combinação que encanta especialmente o turista brasileiro, que valoriza contato com a natureza e diversidade de atrações” completou Sandra.
A conectividade ganhou reforço com novas rotas, como a da Copa Airlines via Panamá, que teve início em dezembro de 2025. Com isso, segundo ela, “a expectativa é dobrar o número de visitantes brasileiros em relação ao ano passado“. Los Cabos mira diferentes perfis de viajantes, como casais, famílias e o público LGBT, com foco em quem busca atividades ao ar livre e experiências para além dos resorts.
Segundo Diana Pomar, representante de Los Cabos no Brasil, 2026 é um momento favorável para brasileiros viajarem: “Com a Copa do Mundo no México, Los Cabos se posiciona como uma extensão natural de viagem, com fácil conectividade aérea, permitindo ao brasileiro combinar os jogos com alguns dias de experiências inesquecíveis por lá.”

Hotelaria cresce e aposta em experiências diferenciadas
Na hotelaria, o Grupo Xcaret destacou a expansão de seus empreendimentos e o crescimento do mercado brasileiro.
Segundo Gabriel López, gerente de vendas Brasil do Grupo, o Hotel Xcaret México praticamente dobrou de tamanho e passou a contar com 1.800 quartos, além de incorporar novas experiências voltadas ao público familiar. O hotel reforça sua estratégia de atrair cada vez mais brasileiros com uma promoção voltada para famílias: crianças e adolescentes de até 17 anos não pagam hospedagem quando acomodados no mesmo quarto dos pais, em reservas realizadas até 31 de agosto, para viagens até 22 de dezembro deste ano.
“Essa condição amplia o acesso ao conceito ‘all fun inclusive’, que inclui não apenas a hospedagem all inclusive, mas também o acesso aos parques do Grupo Xcaret durante toda a estadia. Na prática, famílias com dois filhos, por exemplo, pagam apenas pelas diárias dos adultos e mantêm a experiência completa oferecida pelo hotel ”, completou Gabriel.
Além do Hotel Xcaret México, os outros empreendimentos do Grupo Xcaret — o Hotel Xcaret Arte e o La Casa de la Playa — também passaram por atualizações gastronômicas com a chegada de chefs premiados internacionalmente. Inclusive, dois dos três restaurantes com estrela Michelin da região estão instalados dentro dos hotéis do grupo.

Meta global com foco no Brasil
Com metas claras, o México quer avançar no ranking global de turismo e se tornar o quinto país mais visitado do mundo até 2030. Para isso, aposta na diversificação de destinos, na ampliação da conectividade aérea e no fortalecimento de mercados prioritários — com o Brasil entre os principais.
Em 2025, o país recebeu 47,7 milhões de turistas internacionais, com o Brasil na oitava posição entre os emissores. Com o crescimento recente, a expectativa é que os brasileiros ganhem ainda mais relevância e que o país passe a figurar entre os cinco principais mercados até 2026.
O certo é que diante desse cenário e da evolução na oferta turística, o México segue entre os destinos que mais se destacam no radar de viagens — inclusive no meu.
* Caroline Tonaco viajou para São Paulo a convite da WTM Latin America, com cobertura de seguro saúde da Vital Card.


![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)