Um ponto de modernidade. Com o objetivo de impulsionar o turismo e atividades paralelas, entrou em vigor hoje (1o de julho), a autorização para que motoristas estrangeiros de mais de 100 países possam dirigir em território brasileiro a partir de agora e até o dia 31 de dezembro, desde que possuam Carteira de Habilitação válida no país de origem.
A autorização temporária é para facilitar o trânsito de turistas que virão ao acompanhar os Jogos Olímpicos Rio 2016. Além do documento de habilitação, o turista deverá portar passaporte ou documento com registro da data de entrada no Brasil.
A Resolução 578/2016 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) permite que visitantes de países não-signatários da Convenção de Viena de 1968 – acordo que estabelece regras que devem ser seguidas por todos os condutores de veículos quando trafegarem em qualquer um dos países signatários – possam dirigir até dezembro em território brasileiro.
Assim, turistas e visitantes que vierem para os Jogos e que desejam conhecer diversos destinos turísticos, com autonomia, poderão ter a locação de autos como uma das melhores opções.
As locadoras de automóveis já estimam um aumento de 10% no faturamento e 16,2% em contratações de pessoal para o ano olímpico, de acordo com a Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (PACET).
O documento do Contran é complementar à Portaria Conjunta 216/2015 dos Ministérios do Turismo, Justiça e Relações Exteriores estabelecendo a isenção de vistos para visitantes da Austrália, Canadá, Estados Unidos da América e Japão, válida até 18 de setembro de 2016.