As autoridades de Veneza chegaram a um consenso e decidiram estabelecer pontos de contagem em áreas estratégicas da cidade onde haverá o controle no numero de visitantes.
Áreas como a Ponte Descalça, e as margens dos rio Novo, bem como nas estações de embarques das lanchas de transporte serão incluídas no esquema que, segundo o prefeito Luigi Zugaro, ao comemorar a decisão tomada pelo Conselho Municipal, será montado com a capacidade de regular o fluxo turístico.
Os 600 cruzeiros que passam anualmente pelo canal Giudecca também são apontados por especialistas como responsáveis pelo excesso turístico e podem afetar as instalações da cidade das pontes e gondolas, um dos destinos mais visitados do turismo internacional.
As medidas que o poder publico de Veneza está tomando tem o aval do governo italiano e do conselho do Patrimônio Mundial da Unesco. A invasão de turistas e seu comportamento, tem sido responsável por uma evasão dos cidadãos locais, segundo estatísticas, cerca de dois venezianos deixam a cidade a cada dia.