SÃO PAULO – “Acreditamos que a educação ambiental é um processo contínuo que possibilita ao indivíduo e à coletividade a conscientização sobre o meio ambiente e as condições em que vivemos.” Assim começa o pronunciamento do site www.cambaraecohotel.com.br onde a família Brugnera estabeleceu as bases de uma ação consciente e sequencial que levou ao prêmio de TOP Sustentabilidade no Programa da Braztoa.
Comemorando com a CEO da Braztoa e Monica Samia e Sofia Gutierrez, da OMT
O projeto Eco Hotel nasceu na prática do desejo de incentivar e promover o trabalho coletivo entre a equipe interna, visitantes, empresários, turistas, professores e comunidade, para a transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.
“Uma política de sustentabilidade consciente, definida, comprometida – com a satisfação de seus clientes, parceiros e colaboradores, com a melhoria contínua da qualidade de seus serviços e produtos, respeitando a preservação do meio ambiente e seu entorno, apoiando o desenvolvimento econômico e social da região, através de uma gestão sustentável”, explica o diretor José Antonio Brugnera, entre os muitos cumprimentos pela conquista.
O premio como ganhador em Meios de Hospedagem foi entregue por Helena Rey, do Programa Nacional das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)
Para Emiliano Brugnera, responsável pelo marketing, há um empenho continuo em um processo que possibilita uma atmosfera saudável e vital para criar um novo modelo de negócio que é mais respeitoso com os recursos naturais e os seres humanos. E enumera algumas das consistentes ações desenvolvidas no empreendimento.
Com 37 apartamentos, o privilégio da localização no canyon do Itaimbezinho, em Aparados da Serra, nos altos do recôncavo gaúcho, em Cambará do Sul, tem apartamentos luxo de 25m2 e suítes com 35m2. Conta com uma agência Eco Hotel para atividades especiais e passeios pela região.
O Cambará Eco é um hotel 100% não fumante;os chuveiros, torneiras e vasos sanitários funcionam com baixo fluxo de água, para evitar desperdício; são utilizados sensores de presença nas áreas de circulação e lâmpadas fluorescentes, em vez de incandescentes
Os equipamentos eletroeletrônicos são todos com baixo consumo de energia; objetos decorativos são feitos com material reciclados; O lixo orgânico é utilizado como adubo e o lixo, coletado e separado, é destinado a cooperativas de reciclagem, A água da chuva é utilizada em vários setores do hotel e o sistema de energia solar é a principal fonte para o aquecimento da água
Toda a equipe de colaboradores é treinada para aplicar as medidas sustentáveis. São utilizados alimentos produzidos na região – muitas vezes, orgânicos para compor o cardápio do café da manhã e restaurante. Foram plantadas mais de 2000 mudas de árvores e arbustos nativos
A gestão sustentável está presente em todo o histórico do empreendimento, que tem presença entre os Top 10 hotéis brasileiros sustentáveis. Apoia o Passaporte Verde, o The Global Compact e é um dos eco líderes do TripAdvisor.
Assim, a conquista como Meio de Hospedagem e que precedeu a vitória maior não foi ocasional. Curioso é que pela segunda vez consecutiva o Prêmio Top no Braztoa de Sustentabilidade vai para um representante deste segmento. No ano passado veio com a pousada lá do Amazonas, agora vem com um pequeno grande hotel no interior do Rio Grande do Sul.
Magda Nassar, presidente da Braztoa, e Jessica Kobaiashy, pelo Senac, na entrega do Top Sustentabilidade