Quando se pensa e projeta sobre o que está acontecendo de diferente no mundo de atrações, Dubai dá um salto à frente. O mais recente megaprojeto do Emirado é bem uma prova: ter uma floresta tropical no deserto e dentro de um hotel de 53 andares. A ideia, a princípio, parece impossível mas está virando realidade a ser experimentada a partir de 2018.
A floresta tropical de 7 mil m2 será parte do Rosemont Hotel and Residences Dubai, uma das propriedades de luxo da marca independente do grupo Hilton, a Curio. O complexo tem duas torres, incluindo um hotel de 448 apartamentos.
“O conceito do nosso cliente era criar um destino muito original para a cidade de Dubai, e também um projeto que seria um destino em si, com todo o lazer possível e comodidades de entretenimento dentro do próprio hotel”, explicou DJ Armin, principal arquiteto e sócio da ZAS Architects Dubai, responsável pelo projeto.
Armin continou a explicação, dizendo que mesmo sendo um local que não estava à beira-mar, houve muita criatividade para originar um novo tipo de espaço e lazer ao ar livre, integrando plenamente a natureza com a experiência do hóspede. Assim, a floresta tropical foi a resposta.
“Criamos uma paisagem semelhante a um ambiente tropical em grande escala – com trilhas de aventura, uma praia, uma piscina, cachoeiras, córregos, um pântano pré-histórico e um café floresta tropical”, contou o arquiteto.
Características tecnológicas incluem um sistema de chuva sensorial que calcula onde ela vai cair e cria uma experiência de 360 graus, simulando a sensação de estar cercado pela chuva sem realmente se molhar.
A água será coletada, armazenada a partir da condensação e reciclada para criar um ambiente úmido semelhante a uma floresta tropical.
Ela estará localizada no nível mais alto do pódio entretenimento que ligará o hotel e torres residenciais. Haverá também uma piscina de borda infinita no meio das duas torres.
O projeto ainda está em um estágio inicial e a floresta será a primeira aberta ao público. O hotel terá 3 restaurantes, 1 lobby café e 2 bares.
Os hóspedes terão acesso a um ginásio totalmente equipado, uma piscina exterior e um spa, e poderão desfrutar de tratamentos de luxo. Cachoeiras digitais, esculturas de luz e manuseio de bagagem por robôs serão outros destaques no funcionamento interior do hotel.
Cada quarto será acessado e gerenciado através de um telefone inteligente. Todas as habitações serão concebidas para proporcionar uma vista do Golfo. E o check-inn será feito no 25o andar.