Com a criação de um Grupo de Turismo Especializado, a ABAV Nacional iniciou um trabalho que pretende identificar as agências de viagens associadas que atuam com alguma diferenciação de nicho ou segmentação, e dessa forma possibilitar apoio em seus negócios.
O primeiro diagnóstico identificou associadas com atuação no segmento receptivo – cerca de 260 – e parte delas foram reunidas em um encontro de relacionamento promovido durante a 44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa. Foi uma primeira iniciativa visando aproximar essas agências de outros players do mercado envolvidos no segmento.
“Temos muitos médios e pequenos empresários dentro dessa base e queremos ajudá-los desenvolvendo ações focadas em três eixos: comercialização, divulgação e capacitação, este último com o envolvimento direto do nosso Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV)”, explica o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.
O grupo está sob a responsabilidade de Ney Gonçalves, vice-presidente da área que acrescenta um projeto atrelado para cada ação que que fomente o envolvimento de parceiros comerciais, estratégicos e institucionais. “Visitei todos os estandes da Área Brasil da ABAV Expo e notei que tivemos nesta edição um grande número de receptivos, isto mostrou que temos uma frente ampla de trabalho para desenvolver, especialmente de pequenos empresários que atuam fora das grandes capitais”.
“Uma das frentes em que pretendemos atuar, ancorados no trabalho do Grupo, é no apoio à formatação e comercialização de roteiros integrados com os países do Mercosul”, completa Bull, que recentemente participou de mesa redonda sobre o tema com representantes do turismo argentino.
O assunto volta à pauta da entidade esta semana, com a participação de Ney Gonçalves em painel do 3º Seminário de Turismo de Fronteira Brasil – Paraguai, que se realizará no próximo sábado (18) em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.
Além de Ney Gonçalves, integram o Grupo de Trabalho de Turismo Especializado da ABAV representantes de sete ABAVs estaduais: Jean Paul (Bahia), Felipe Gonzalez (Paraná) Antonio da Matta e Lúcio Ribeiro (Minas Gerais), Cristina Fritsch (Rio de Janeiro), Clóvis Rosa (Rio Grande do Sul), Sérgio Lima Oliveira (Sergipe) e Ana Carolina Medeiros (Maranhão).