Durante a reunião da de cúpula do World Travel & Tourism Council (WTTC) em Bangkok, o presidente e CEO reiterou a importância do pedido para que os viajantes de todo o mundo dediquem um esforço maior para a criação de um mundo sustentável.
Em seu discurso, David Scowsill chamou a atenção para os mais de 900 participantes do encontro, representantes públicos e privados, para que se levantem e façam uma diferença real, pensando em “transformar o nosso mundo”.
Sua alegação é de que viagens e turismo podem fazer mais como uma indústria apoiada pelos números, que tem um impacto significativo: Gera mais de US $ 7,6 trilhões com mais de 292 milhões de empregos – 1 em cada 10 em todo o mundo.
As viagens de negócios e de lazer deverão a moldar a agenda global nos próximos 15 anos, segundo Svowsill. “Estamos observando a requalificação da política global, está ficando mais claro que o crescimento econômico que temos desfrutado ao longo do deste meio século, e a globalização que o impulsionou, não funcionam para todos. Os governos estão questionando algumas das liberdades básicas do movimento popular e do comércio, sobre o qual todos os nossos negócios dependem”.
Scowsill confirmou durante a cúpula que estará deixando o cargo em junho, seis anos depois de ter se tornado o principal executivo do organismo, seu terceiro presidente em 26 anos – certamente o de gestão com maior êxito. O nome de seu sucessor ainda está sendo buscado pelo Conselho de Administração.
A fim de incentivar a indústria a pensar em um nível sustentável, o WTTC lançou o slogan “É pedir demais?” No site TooMuchToAsk.org 10 promessas que pessoas e organizações podem tomar para continuar a avançar em uma viagem mais sustentável.
Uma delas diz: “Eu me comprometo a exigir ver as políticas ambientais e sociais das empresas com as quais eu realizo minhas viagens.”
Um outro compromisso assinala: “Prometo ler e entender a cultura local no destino para onde estou viajando, e prometo respeitar meus anfitriões, seu modo de vida, a cultura e seu modo de vestir, apropriadamente”.
E um resumo das ações que as pessoas podem fazer para fazer a diferença.
Há uma expectativa de que isso venha a ser um bom recurso para os viajantes, muitos dos quais estão procurando apenas um tipo de recurso para ajudá-los a aprender e tomar as decisões certas quando se trata de viagens sustentáveis.
De acordo com pesquisa realizada no último verão, a maioria dos entrevistados no turismo europeu (52%) disse que era importante viajar de forma sustentável. No entanto, mais de um terço disse que era difícil fazê-lo, enquanto metade não sabia como viajar de forma sustentável.
“Este setor desempenha um papel vital na busca global por um mundo mais igual, inclusivo e sustentável”, completou Scowsill. “Para que nosso setor continue a prosperar, devemos nos concentrar em três elementos; As pessoas precisam ser capazes de viajar; Precisamos de empresas bem-sucedidas; E precisamos de práticas responsáveis. “