O Vale Verde Parque Ecológico, que fica a 42 quilômetros da capital e é considerado um dos melhores complexos turísticos do entorno de BH, está com uma programação pra lá de especial para as férias de julho. Com o tema “A liga Vale Verde irá salvar os papagaios”, o Parque convida a criançada e toda a família para fazer uma viagem pelo mundo dos heróis, além de conferir atrações para comemorar o Ano do Papagaio. A campanha foi criada para alertar sobre o tráfico de papagaios, o aumento do risco de extinção dessas aves e também chamar a atenção para a acelerada fragmentação de seus habitats.
“Toda criança é apaixonada pelo mundo dos quadrinhos. Nós queremos oferecer a elas um ambiente divertido onde vão poder conhecer um pouco mais sobre a história de seus heróis preferidos. Queremos aproveitar esta oportunidade para aproximar as crianças da natureza e reforçar a importância de preservar a fauna silvestre, principalmente os Psitacídeos, que são as araras, os papagaios, as maritacas e as jandaias”, afirma Débora Vieira, coordenadora de Educação Ambiental e Recreação do Parque Ecológico.
Logo na entrada do Parque, os “Bichões” (papagaios mascotes do Vale Verde) irão recepcionar os visitantes. As atividades começam a partir das 11 horas e vão acontecer durante o dia todo. No espaço Playground, haverá oficina de confecção de máscaras de super-heróis, entre eles: Batman, Capitão América, Homem de Ferro e Homem Aranha. Além disso, aqueles que quiserem passar o tempo relembrando divertidos e heroicos personagens das histórias em quadrinhos podem conferir a Exposição de Gibis.
Na sala Arara Azul terá Sessão de Cinema com exibição dos filmes: Batman VS Superman, Capitão América, Tartarugas Ninja, Batman Cavaleiro das Trevas, Homem Formiga, Bolt Super Cão, Homem de Ferro, Os Vingadores e Os incríveis.
Os atrativos de lazer e aventura do Vale Verde Parque Ecológico funcionarão normalmente no período das férias de julho, como a Tirolesa, Arco e Flecha, Pedalinho, Arvorismo, Escalada e o Viveiro Encantado dos Lóris.
Além disto, uma super exposição do artista Luiz Carlos Santos irá retratar os diversos super heróis com giz e lápis de cor. No dia 23, sábado, ele fará uma oficina para que a garotada aprenda os primeiros passos para criar o seu super herói.
Contato com a natureza
Durante todo o passeio os visitantes interagem com o meio ambiente do local. É possível encontrar diversos animais: são mais de 1.300, entre aves, mamíferos, répteis e peixes. Viveiros gigantes e encantadores estão por toda a parte. No Viveiro Encantado dos Lóris, por exemplo, que possui aves australianas muito coloridas e receptivas à convivência humana, é possível entrar e alimentar os pássaros.
Já no Viveiro Interativo as crianças poderão participar do Papo Animal, que acontece nos sábado e domingo às 15h30. A atividade é desenvolvida e ministrada pela equipe de educação ambiental, na qual os visitantes têm a oportunidade de aprender sobre o mundo animal e o cuidado com o meio ambiente, interagindo diretamente com os bichos. Durante a ação, crianças e adultos se surpreendem com informações sobre os hábitos e o comportamento de animais curiosos como a Cacatua, Arara Azul Gigante, Grou Coroado, Jabuti, Iguana, Jiboia, entre muitos outros.
Educafalco
A Falcoaria, arte de criar e treinar falcões e outras aves de rapina, promete impressionar àqueles que passarem por lá. A apresentação proporciona aos participantes um contato maior com as aves de rapina, fortalecendo a atividade de Educação Ambiental exercida no Parque e sensibilizando o público a respeito da importância da conservação dos recursos naturais e oferecendo conhecimento sobre a relevância dessas aves no ecossistema. A apresentação acontecerá no sábado às 14h, no Gramado da Mangueira.
Museu e processo de produção das Cachaças Vale Verde
Com um acervo com cerca de 2 mil rótulos com cachaças de todo o Brasil, destilados de todo o mundo e uma série de painéis que ilustram a trajetória da cachaça desde os primeiros relatos no Egito antigo até os dias de hoje, o Museu da Cachaça é uma espaço onde o visitante faz uma viagem no tempo pela história da bebida. O museu está aberto para visitação das 10h às 17h.
O Alambique das Cachaças Vale Verde também estará aberto para às visitas guiadas, onde é possível conhecer sobre a produção artesanal e sustentável dos produtos, desde a moagem até a degustação da bebida. O tour, que tem início no Museu da Cachaça, acontece às 11h30, 13h30 e 14h30.
Insetarium
O espaço conta com a exposição permanente de insetos. Na visita, é possível encontrar baratas, moscas, broca da cana, tenébrios, abelas, bichos-pau e grilos de diferentes idades. É possível saber as propriedades nutritivas e entender como esses insetos são ideais para a alimentação de animais que vivem em cativeiro. Está aberto à visitação das 10h às 16h.
Gastronomia
O Deck Restaurante Vale Verde possui opções variadas da culinária mineira, nacional e internacional, além de estar localizado em um lugar privilegiado, com uma vista panorâmica do Parque Ecológico. O toque especial fica por conta da harmonização da cachaça na preparação dos pratos e drinks.
Para quem preferir lanches rápidos a melhor opção é a Lanchonete Adega que oferece deliciosos lanches como os combos de cachorro-quente e x-burguer, além de petiscos como o legítimo tropeiro mineiro e a tábua de picanha.