É no aeroporto de Tóquio-Narita, que a Star Alliance estreiou o novo conceito de check-in, para oferecer aos passageiros um processo mais rápido e confortável.
Para isso, o layout do ambiente de check-in foi completamente alterado, com mesas distribuídas por companhias aéreas ao invés da classe de viagem, como acontecia anteriormente em Narita.
Este layout revisado anda de mãos dadas com a instalação de novas máquinas de autosserviço, além de emissão de cartões de embarque e impressão de tags de bagagem. Isto faz da Star Alliance a primeira aliança global de companhias aéreas a oferecer a viajantes internacionais do Japão a opção de impressão automática e auto-tagging.
“A iniciativa em Narita é parte de nossa estratégia global para reduzir complexidades operacionais e do esforço para viabilizar padronizações de procedimentos, com o objetivo de fornecer aos clientes uma melhor experiência de viagem”, disse Mark Schwab, CEO da Star Alliance. “Levantamentos iniciais comprovam que mais clientes do que o esperado estão utilizando os serviços de self-service”, complementou.
As alterações implementadas em Narita foram impulsionadas por uma combinação de razões. Em termos de capacidade, com o número de companhias da Star Alliance operando a partir de Narita e com o aumento do volume de passageiros, eram necessários espaços adicionais de check-in. Isto fez do aeroporto uma localização ideal para a implementação de um novo conceito, baseado na experiência obtida na realização do projeto do Terminal 2 do aeroporto Londres Heathrow. Lá, a Aliança conseguiu com sucesso reduzir o espaço de check-in em 20%, como resultado desse novo conceito.