Com a magnitude 7,6 na escala Richter de 10, um movimento sísmico atingiu no final da manhã deste domingo a região Sul do Chile, nos Lagos Andinos, zona turística de intensa procura. Com epicentro a 225 km. de Puerto Montt, o registro foi a 67 km. ao noroeste de Melinka, na ilha de Chiloé,.
Foi emitido de imediato um alerta de tsunami para áreas costeiras no entorno de mil quilômetros do local, mas agora no final da tarde foi suspensa esta determinaçao.
O tremor de terra foi registado a uma profundidade de cerca de 15 quilómetros e é o mais forte dos ultimos meses, o sétimo mais potente entre os ultimos registros – o maior eles foi na Papua Nova Ghiné, enquanto no Chile o mais recente foi o de novembro com a marca de 5,9.
Protocolos de emergência foram acionados pelas autoridades governamentais do Chile, mas por o registro foi somente de danos materiais, inclusive queda de energia que afetou cerca de 50 mil pessoas. A Latam Chile informou que suas operações de voo estao normais em toda a região.
O domingo de Natal está com seguidas manifestações sísmicas por toda a área, com oito registros em horários diversos,além do principal. Foram registrados tambem tremores em Calama. Pica (5.2), Huasco e San Pedro de Atacama.
(*) atualizada às 17h00





![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)