Com a manutenção do processo de impeachement no Senado Federal depois de todos os acontecimentos desta segunda-feira e já definida a sessão de quarta (11, a partir das 9 horas) para a votação que deverá determinar o afastamento primário da atual presidente, o esboço do possível futuro governo de Michel Temer ganha aceleradores e uma boa previsão em expectativa: a redução dos ministérios.
Cogitado sim, mas sem avançar nestes estudos, as pastas de Turismo e Esportes continuarão distintas – até em função da realização dos Jogos Olimpicos que estão chegando e nos quais o futuro governo pretende ter uma ação marcante e incisiva.
Serão várias fusões e algumas incorporações, como no caso da Secretaria de Aviação Civil que perde o ‘status’ de Ministério e será incluído na pasta dos Transportes, juntamente com a secretaria de Portos.
A redução de nove pastas terá Transportes com Portos e Aviação Civil, Educação com Cultura (voltando a ser MEC), Desenvolvimento Social com Agrário e Comunicações com Ciência e Tecnologia.
Processo que segue, Temer finaliza composição de nomes para o ministério na transição que deverá ser apressada a partir desta semana
O desafio de tirar o Pais da maior crise econômica dos ultimos 30 anos, com uma enorme herança de gastos públicos e inchaço da máquina eís alguns dos desafiadores problemas do governo que deverá se instalar nesta semana, logo após a decisão de voto por parte do Senado Federal.