Quem foi gostou. Para os mais de 150 agentes de viagens e operadores que compareceram ao segundo Workshop de ferrovias europeias, foi um encontro de excelente aprendizado e conhecimento As representantes dos principais trens que circulam pelo Velho Continente – Eurostar, Swiss Travel, TGV, Eurail, SNCF, e Lyria – contaram boas novidades.
A Rail Europ, promotora do evento, é líder na distribuição de tickets e passes de trens no mundo. A empresa realiza a venda de seus produtos por meio de uma rede de agentes credenciados (GSA – General Sales Agents) e diretamente pela internet, com website local (configurado no idioma do viajante).
María Corinaldesi, sua diretora para a América Latina, salientou que o objetivo foi capacitar os profissionais presentes e trazer as novidades para o mercado brasileiro. As palestras apresentaram novos trajetos, produtos, serviços e descontos e entre eles, destacamos:
Eurostar
A Eurostar opera um dos trajetos mais procurados por turistas brasileiros unindo as cidades de Londres a Paris, com o túnel que une o continente à ilha do Reino Unido Além dos dois destinos, a companhia liga a capital inglesa a outras seis cidades europeias, entre eles Bruxelas, Lille e Marselha.
Para 2017, a empresa anunciou o lançamento do modelo e320, muito mais moderno e confortável. Um modelo que possibilitará viagens a novos lugares, como Amsterdã, na Holanda.
Os passageiros que visitam a capital francesa têm ainda oportunidade de aproveitar a nova área VIP da estação Paris Gare Du Nord, lançada em fevereiro.
Swiss Travel System
A companhia da Suíça tem vários novos projetos em 2017. A começar pelo túnel mais longo do mundo, que liga o país de norte a sul. Neste novo projeto, a empresa também apresenta seu novo trem panorâmico, que conecta as cidades de Bellizona à Flüelen. Após a viagem, os visitantes ainda podem desfrutar de um trajeto em barco à vapor pelo lago Lucerna, apreciando os cenários montanhosos até a cidade de mesmo nome.
Para fazer todos esses passeios e ainda ter entrada gratuita em mais de 500 museus e transporte por cerca de 90 cidades do país, o Swiss Travel Pass é a melhor alternativa. O passe conta com opções para 3, 4, 8 ou 15 dias e, a partir deste ano, acesso aos resorts alpinos de Zermatt, St. Moritz e Davos.
http://www.mystsnet.com/
Os trens de alta velocidade que conectam 30 cidades da França e Suíça possuem até 20 viagens diárias entre os destinos e chegam a 574 quilômetros por hora. Isso faz o trajeto de cerca de 600 quilômetros entre Paris e Genebra durar apenas 2 horas e 58 minutos.
São carros de interior luxuoso e itens que facilitam a vida de seus viajantes. . Os passageiros da primeira classe contam com snacks, bebidas, maior espaço entre as poltronas, seleção de jornais e revistas em diversos idiomas, serviço de reserva de táxi em Paris ou Marselha e acesso ao ambiente exclusivo Grand Voyageur Lounge da estação Gare de Lyon, na capital francesa.
Os vagões de segunda classe possuem tomadas para cada assento, fraldário e vagão restaurante, que vende bilhetes do metrô de Paris.
Renfe – SNCF – Alta Velocidade Espanha – França
O serviço das empresas Renfe e SNCF, sitema de Alta Velocidade Espanha – França conecta 21 destinos de ambos países, com quatro frequências diárias que podem alterar para seis, na primavera, e sete, no verão. A viagem entre Paris e Barcelona tem 6 horas e 19 minutos, um tempo recorde para transporte terrestre, considerando a distância.
Mais de 2,5 milhões de passageiros internacionais viajaram nos trens e a partir do dia 2 de abril de 2017, a Alta Velocidade Espanha – França passará a operar a rota entre Toulouse e Barcelona com trens que possuem o dobro da capacidade, acomodando até 509 passageiros.
Eurail
Para quem vai fazer a tão sonhada Eurotrip, nada melhor do que utilizar a malha ferroviária para os trajetos entre um país e outro. A Eurail oferece passes para atender as necessidades de qualquer tipo de viajante, com acesso a 28 países.
Uma das maneiras mais econômicas de viajar pela Europa pois garante descontos em hotéis e tarifas reduzidas em museus. O passe vem com um mapa detalhado do sistema ferroviário europeu e um guia do usuário, que visa facilitar ainda mais os deslocamentos dos turistas.
Em 2017, os passes da companhia passaram a incluir os trajetos feitos pela Eurostar, proporcionado maior facilidade aos passageiros que chegam ou embarcam em Londres.
A idade para tarifas de estudante também mudou. Agora, quem tem menos de 28 anos pode adquirir os descontos exclusivos que, anteriormente, eram para os menores de 26.
SNCF
O novo modelo TGV Oceàne passou a operar entre Paris, Bordeaux e Toulouse. Até julho de 2017, serão 17 trens em operação. Os veículos podem alcançar a velocidade de 320 km/h e foram projetados para transportar 2,3 milhões de passageiros por ano.
As poltronas de primeira classe são capazes de girar 180o, para que os passageiros sempre viajem de frente. A nova frota tem ainda novos bagageiros, opções de assento duplo para viajantes com bicicletas, fraldário com trocador, melhorias em acessibilidades para portadores de necessidades especiais e balcão de informação.
O serviço de conexão 4G provido pela empresa Orange, totalmente gratuito, estará disponível a partir de julho de 2017.
Elas prestaram todas as informações e contaram sobre as novidades, vieram especialmente a convite da Rail Europe (fotos/divulgação)