A 23ª edição do Peru Travel Mart (PTM 2016) encerrou com um recorde de US$ 39,7 milhões em negócios, de acordo com o Ministério de Comercio Exterior e Turismo do Peru (MINCETUR). O evento, recentemente realizado no Centro de Convenções de Lima, é a principal bolsa de negociação turística nacional do Peru que reúne operadoras e empresas turísticas dos principais mercados emissores de turismo do mundo.
“O valor de negociações cresceu 10% em relação ao obtido no ano anterior”, disse a ministra Magali Silva Velarde-Álvarez. “Este é o resultado de um louvável trabalho conjunto feito pelos setores público e privado. O mundo nos vê de uma maneira nova, como um destino que é capaz de oferecer uma ampla gama de serviços com os mais altos padrões de eficiência e qualidade”, completou.
A ministra reiterou a importância do trabalho dos Escritórios Comerciais do Peru no Exterior (OCEXs), que trabalham sob as diretrizes do seu portfólio, em que o principal objetivo é o expandir e diversificar a classificação de mercados emissores de turistas ao Peru. Esta atividade é realizada pelo segundo ano consecutivo, em parceria com a PROMPERÚ e a Câmara Nacional de Turismo.
Durante a Roda de Negócios, os 154 compradores internacionais fizeram 3.321 reuniões com os vendedores peruanos. No segundo dia do PTM, foi usado pela primeira vez o formato de Speed Networking (reunião rápida), que gerou 2.952 negociações. Tudo aconteceu dentro das instalações do Museu de Arte de Lima, onde os convidados também participaram de uma visita guiada.
A diretora de Turismo da PROMPERÚ, Marisol Acosta, fez uma apresentação mostrando os destinos e os serviços oferecidos pelo Peru, que podem ser usados como atrativos para a demanda internacional. “Recebemos comentários interessantes dos compradores que apontam que este encontro comercial lhes permite ter acesso, anualmente, a novos produtos alternativos que agreguem valor às suas vendas, que aumentam o número de viajantes e a permanência deles no nosso país. Alguns comerciantes disseram que o PTM estabeleceu-se como uma referência na região “, disse Marisol.
Segundo o presidente da Câmara Nacional de Turismo (CANATUR), Fredy Gamarra Elías, o valor das negociações no PTM 2016, de US$ 39,7 milhões, alcançou as expectativas. Após encerrado o evento, o presidente anunciou que o próximo PTM será realizado de 5 a 8 de maio de 2017, e se espera uma participação recorde de compradores e vendedores.
Turismo receptivo em 2016
Entre janeiro e março deste ano, o Peru registrou um aumento de 7,1% de visitantes, em relação ao mesmo período de 2015 – o que significa um fluxo positivo de 61.916 mil turistas internacionais. Neste período, a chegada de turistas de Chile aumentou em 5,3%; Estados Unidos, 10,1%; Equador, 20,1%; Colômbia, 13,4%; e Costa Rica, em 60,8%.
A chegada de turistas internacionais dos países da Aliança do Pacífico registou um aumento acumulado de 6,5%, de janeiro a março. A Colômbia lidera este aumento, com o acumulado de 13,4%. Em seguida estão o México, com 12,9%, e o Chile, com 5,3%. A chegada de turistas nesses três países representa 39,7% do total.
De acordo com pesquisas realizadas pela PROMPERÚ, o crescimento de visitantes projetado para o final da gestão do atual governo do Peru é de mais de 43%. Outro destaque é o crescimento de viagens gastronômicas, que, nos últimos cinco anos, passaram de 8% para 20%.
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