Novo espaço dá vida ao antigo Hotel Paineiras (fotos: Divulgação)
O Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, inaugura neste sábado (30) o Centro de Visitantes Paineiras. O local dá vida ao antigo Hotel Paineiras, que no passado recebeu personalidades do mundo todo e ficou abandonado por mais de 30 anos.
O projeto arquitetônico do novo Centro de Visitantes foi desenvolvido pelo Estúdio América, vencedor do concurso promovido pelo ICMBio e Instituto dos Arquitetos do Brasil e conta com uma exposição interativa sobre o Parque Nacional da Tijuca, a biodiversidade da Mata Atlântica e os outros parques nacionais brasileiros; área gastronômica com vista panorâmica para a cidade; loja de souvenirs e bilheteria com sistema de autoatendimento e senhas.
Também a partir de 30 de julho, dois novos pontos para banho estarão abertos no setor Floresta. A Cascata Gabriela e Cachoeira da Baronesa, com acessos sinalizados, são as novas opções para o visitante se refrescar após as caminhadas nas trilhas do Parque.
Os sites das duas concessionárias que operam o trem a as vans para chegar ao alto do morro do Corcovado estão concluídos com as vendas online funcionando normalmente, incluindo horários para o mesmo dia. Desde o dia 1º de julho, o Trem do Corcovado vende seus ingressos exclusivamente pela internet.
No período dos Jogos Olímpicos o esquema de segurança estará reforçado para receber o público, com reforço no apoio do Batalhão de Polícia Turística (BPTur), Comando de Policia Ambiental (CPAm) e da Guarda Municipal.
Também para o período olímpico e em parceria com a RioTur, os visitantes do Parque encontrarão foodtrucks espalhados por diversos locais, como Vista Chinesa, Pedra Bonita, Mirante Dona Marta e Floresta da Tijuca.
Serviço:
Centro de Visitantes Paineiras
Diariamente, 8h às 19h
Horário especial no período dos Jogos Olímpicos (8 a 17 de agosto): 8h às 22h
Exposição “Floresta Protetora”: Entrada grátis / Classificação Livre
Consulte o site www.paineirascorcovado.com.br para mais informações sobre atrações e tarifas.