O parlamento escocês aprovou nesta terça (28), a realização de um novo referendo sobre a independência do Pais. Enquanto o Reino Unido volta suas atenções sobre o Brexit, em sua separação do bloco da UE, no processo que começará oficialmente nesta semana, a Escócia – que deseja permanecer – define nova tentativa de independência.
A proposta feita pela primeira-ministra Nicola Sturgeon projeta a realizalão entre o final de 2018 e inicio de 2019. A decisão do Parlamento foi bem disputada, com 69 votos a favor e 59 contrários.à nova consulta pública
Amanhã, quando a premiê britânica Theresa May der início ao período de dois anos para negociar as condições de saída da UE, o Reino Unido estará rumo a uma mudança significativa e profunda. Em 2014, 55,3% dos eleitores escoceses disseram não e rejeitaram a proposta.
O “sim” do Parlamento é um passo, longe ainda de ser uma decisão. Para que possa realizar uma consulta válida, a Escócia precisa do aval britânico, que tem autonomia para atrasar a votação.