Fachada do novo Pod Hotels, em Nova York (Foto: Pod Hotels/Divulgação)
Como o próprio nome diz, os micro-hotéis são antes de tudo empreendimentos bem compactos. O quarto deste tipo de hotel chega a ter a metade do tamanho de um quarto padrão da hotelaria global, que gira em torno dos 90 m2.
Um apartamento padrão da Pod Hotels (Foto: Pod Hotels/Divulgação)
Pois é neste espaço que gira em torno de 45 a 50 m2 que o hóspede terá sua cama (e muitas vezes um beliche substituirá a cama de casal), uma mesinha de cabeceira, a pia, o vaso sanitário, o chuveiro e… pronto!
Mas como estamos no universo da hotelaria, onde surpreender o hóspede é tudo, o diferencial dos micro-hotéis está na qualidade do ambiente e do serviço.
O acabamento das pequenas habitações é perfeito. Já o mobiliário, os equipamentos, a arquitetura de interior, o projeto de iluminação e as luminárias, têm design assinado resultando num quarto simples, mas de extremo bom gosto.
É como se o estilo de viver minimalista, que tem ganhado cada vez mais adeptos pelo planeta entrasse no mundo da hotelaria.
Só não é minimalista o serviço oferecido, que em alguns casos pode ser comparado ao de um hotel 5 estrelas.
Aliás foi uma grande rede hoteleira, a BD Hotels, que tem hotéis boutique e hotéis de luxo, na cidade de Nova York, que vislumbrou este nicho de mercado e criou uma das primeiras bandeiras de micro-hotéis do mundo. É a Pod Hotels, que está presente hoje em Nova York e Washington mas tem planos para abrir mais hotéis em outras cidades dos Estados Unidos.
Para se ter uma ideia, o mais novo empreendimento da rede foi construído em 26 dias, graças ao seu projeto modular e extremamente inteligente.
Em média, a diária nestes hotéis chega a ser 30% mais barata e o perfil de hóspede é aquele viajante explorador, que fica fora a maior parte do tempo, descobrindo a cidade. Este tipo de viajante não quer um hotel tradicional e sim um que reflita suas preferências pessoais. Ao diminuir o espaço dos quartos oferecendo como contra-partida um acabamento de alta qualidade, a Pod Hotels investe ainda nas áreas públicas, já que este tipo de viajante busca sempre o convívio social. Os lobbies de seus hotéis se transformam em um convidativo lounge, com espaços de entretenimento telões gigantes de TV, espaço de exposições, degustações e até apresentações e performances artísticas.
Espaços de convivência são prioridade para os micro-hotéis (Foto: Pod Hotels/Divulgação)
Espaço ou estilo? Convivência social ou curtir o apartamento do hotel? Estas são as perguntas que os hóspedes devem fazer antes de reservar um quarto em um micro-hotel.
Em Nova York, uma das cidades com as mais altas diárias hoteleiras dos Estados Unidos, a tarifa média de um micro-hotel é de US$ 175 por noite de hospedagem.