O próximo secretário geral da Organização Mundial do Turismo deverá ser o ex-ministro da Geórgia, Zurab Pololikashvili, da Geórgia, como candidato ao cargo de Secretário-Geral para o período de quatro anos a partir de janeiro de 2018. Esta recomendação será submetida à 22ª Assembléia Geral da OMT para ratificação (11-16 de setembro de 2017, Chengu, (China).
O dirigente foi responsável direto pela realização do I Congresso Mundial do Enoturismo, realizado em seu pais e desde então vinha em campanha direta junto aos membros do Conselho. Entre os postulantes ao cargo estava o brasileiro Márcio Favilla, atual secretário executivo da organização.
A escolha foi feita pelos mais de 250 representantes de 59 paises na reunião de dois dias e que focalizou as tendências e desafios atuais que o setor de turismo enfrenta, bem como as três principais prioridades da OMT: viagens seguras; o impacto da tecnologia no setor de turismo e sustentabilidade.
Além destas prioridades, outros aspectos predominantes desta 105ª reunião do Conselho foram o programa de trabalho da OMT para 2018-2019 e a agenda do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.
“Prevemos que 1,8 bilhão de turistas internacionais viajarão através das fronteiras até 2030. Devemos assegurar que esse crescimento vá de mãos dadas com a sustentabilidade. Devemos abraçar as oportunidades criadas pela inovação e pelas novas tecnologias. Devemos continuar a tornar a viagem mais segura, mas também mais transparente e acessível para todos. E temos de garantir que o nosso setor serve o planeta, bem como à sua população”, disse o Secretário-Geral da OMT, Taleb Rifai, em seu pronunciamento.
O Presidente do Conselho, o Ministro da Cultura e Turismo do Azerbaijão, Abulfas Garayev, recordou a importância da declaração da Assembleia Geral das Nações Unidas de 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento “Esta é uma oportunidade única para aumentar a consciencialização Da contribuição do turismo sustentável para o desenvolvimento entre os tomadores de decisão dos setores público e privado e do público, ao mesmo tempo em que mobiliza todas as partes interessadas para trabalhar em conjunto, tornando o turismo um catalisador de mudanças positivas “, afirmou.
As sessões 106ª e 107ª do Conselho Executivo da OMT terão lugar em Setembro de 2017 em Chengdu, China, no âmbito da 22ª Assembleia Geral da OMT.