Os turistas mexicanos estão dando uma resposta rápida e direta à decisão do presidente dos Estados Unidos de construir um muro para dividir os dois países.
A resposta poderá custar caro, aos Estados Unidos, algo em torno de US$ 20 bilhões. Este é o valor aproximado que os turistas do México deixam no país vizinho todos os anos, em reservas de hotéis, compras e outros gastos de viagem.
Sentindo-se como cidadãos de 2a classe, depois das decisões da nova Casa Branca, eles preferem agora visitar países que, ao contrário dos Estados Unidos, fazem questão de abrir suas portas aos cidadãos de todo o planeta, mexicanos, obviamente incluídos.
Um desses países é o Canadá, de fácil acesso, e cujo 1o ministro, Justin Troudeau, anunciou planos para acabar com o visto de entrada justamente para os viajantes do México.
Em fevereiro deste ano a cidade norte-americana de San Antonio, no Texas, registrou uma queda de 37% no número de visitantes mexicanos. Já as cidades de Toronto e Vancouver, neste mesmo período receberam respectivamente, 67% e 46% a mais de turistas do México.
O impacto negativo tem sido classificado como “O Fenômeno Trump”.