Praia de Pipa é uma dos destinos mais procurados por turistas estrangeiros (foto: rnbrasil.tur.br)
De acordo com a Superintendência Regional da Polícia Federal do Rio Grande do Norte, o número de estrangeiros no Estado no 1º semestre de 2016 teve um aumento de 43,77% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em números, o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e o Porto de Natal receberam 5.582 a mais que os 12.752 turistas internacionais registrados em 2015, somando agora 18.335. Esse acréscimo representou uma entrada de aproximadamente R$ 15 milhões a mais na economia do estado.
“Com planejamento, competência e ousadia podemos manter esses resultados mesmo no período adverso, em que o país enfrenta índices negativos não só no turismo, mas na economia como um todo”, acredita o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.
No mês de junho, a Secretaria Estadual do Rio Grande do Norte divulgou que, apesar do cancelamento de dezenas de voos internacionais nas cinco regiões do país, Natal foi a única cidade nordestina e uma das três do Brasil a registrar aumento da malha aérea internacional. Se no Nordeste a queda foi de 24,52%, a capital potiguar subiu 30,77%, se comparado ao primeiro semestre de 2015.
Os dados ainda revelam presença maior de turistas de Portugal, Itália, Espanha, Argentina e França, países que têm recebido uma atenção maior por parte do Governo do Estado na promoção de destinos potiguares com diversas ações de parceria e participações em feiras e eventos.