No ranking anual da OMT, a principal novidade deste ano foi a ascensão do México para o oitavo lugar, superando a Turquia, em um aspecto onde a questão segurança do destino mostra sua evidência. O pais azteca recebeu 35 milhões de turistas, enquanto a Turquia – que esteve em um período de queda, não passou dos 28 milhões.
Sim, o terrorismo e as tensões políticas do pais que está entre a Europa e a Asia, foram elementos chaves para a diminuição turística. Somente no ano passado foram 300 mortos, entre o atentado no aeroporto Ataturk, a tentativa do golpe de estado, e as prisões de pessoas separatistas, como na recente determinação do governo que listou mais de três mil que estão sendo detidos.
O México também teve alguns problemas, mas a imagem para os viajantes foi de maiores facilidades para o ingresso dos turistas, entre elas a paridade entre o peso e o dólar. O impulso da promoção entre outros mercados que não apenas o norteamericano e o aumento da conectividade aérea contribuiram, além das atrações diversas, entre elas o turismo de praias e sol.
.A segurança é um flagelo que impactou internacionalmente o turismo, e a Turquia parece ter sido o que mais se viu afetado durante o ultimo ano. Neste sentido, o México, como definiu o ministro Enrique de la Madrid assegura que atualmente o País trabalha em modelo para os destinos turísticos. Assinalou que, após a definição do plano, sua implementação será imediata.
O México havia caído no ranking mundil para o 15º lugar em 2013, mas subiu rápido o caminho de volta para o nono lugar em 2015 graças a uma maior segurança e a uma indústria do turismo em constante recuperação. O oitavo lugar no ano passado, com alta de 9%. colocou o pais como destino apenas a 600.000 visitantes menos do que o sétimo lugar do Reino Unido.