A comunidade Santa Marta, na zona sul, começa a se preparar para receber os turistas que chegarão à cidade para acompanhar as competições dos Jogos Olímpicos. Nesta terça-feira será inaugurado o novo posto de informações turísticas, onde deverão passar 10 mil visitantes no período dos jogos, cinco vezes mais do que a média mensal atual. O espaço, construído pelo projeto “Tudo de cor para você”, da Tintas Coral, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, foi construído com material amigável ao meio ambiente e ajudará a consolidar o Santa Marta como um importante ponto turístico do Rio de Janeiro. A estimativa é de que 560 mil turistas circulem pela cidade durante o período das competições.
“O novo estande permite que os guias da comunidade tenham melhores condições de trabalho e se profissionalizem mais”, afirma Marcelo Abreu, gerente de Marketing Institucional da AkzoNobel Tintas Decorativas, empresa detentora da Tintas Coral. O executivo é o líder do “Tudo de cor para você”, iniciativa que desde 2010 vem colorindo as casas, as ruas e os becos do Santa Marta. Cerca de 360 edificações já foram pintadas com o apoio do projeto. “Aqui, colocamos a nossa missão – que é levar cor para a vida das pessoas – em prática, melhorando a vida do morador por meio da transformação de seu lar e aumento de sua autoestima”, comenta Abreu.
O estande, localizado na praça Corumbá, ao pé do morro, é assinado por Valmir Azevedo, arquiteto que nasceu e cresceu na comunidade. A ideia de criar o estande partiu dos próprios guias da comunidade, que além de se movimentarem para que a ideia saísse do papel, colocaram até a mão na massa. Salete Lemos é uma das profissionais de turismo do Santa Marta. “Estamos ansiosos para que os visitantes venham conhecer a favela mais colorida do Brasil. Nossa expectativa é de que o número de turistas seja maior do que na Copa do Mundo ”, diz ela, que está estudando espanhol e francês para melhor atender seus clientes.
Para o secretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, o estande é prova do profissionalismo do serviço de guias da comunidade.
– Um posto de informações garante ao visitante a segurança que ele precisa para consumir o produto turístico oferecido. Acompanhamos o grupo de guias do Santa Marta há anos. São fundamentais para a manutenção da região como um potencial ponto turístico da cidade, também conhecido pela estátua em homenagem ao cantor americano, Michael Jackson, parada certa de quem visita o morro – lembra o secretário.
Paralelamente à inauguração do estande, o projeto “Tudo de cor para você” vai realizar a quinta edição do#VisiteSantaMarta, uma ação que também visa estimular a atividade turística na região. Desta vez, o guiamento gratuito ocorrerá no dia 15 de maio, às 10h. Para se inscrever, basta acessar o link: http://bit.ly/26UEYVO. Desde a primeira edição, realizada em julho de 2014, mais de 500 pessoas já participaram do tour, patrocinado pela Tintas Coral, e guiado pelos profissionais de turismo que moram e trabalham na comunidade. “Esta é uma ótima oportunidade para os visitantes conhecerem gratuitamente o morro que reúne histórias, cultura e uma das vistas mais bonitas do Rio de Janeiro”, finaliza Marcelo Abreu.