Estes são os dados finais nos números 2016 da CLIA, a Cruise Lines International Association, apresentados nesta terça (24), números estes que superam em 500 mil e acrescentam 1,5 milhão de passageiros na comparação com os 23,2 milhões de 2015.
O Caribe foi o destino mais popular, respondendo por uma quota de 35% do total. Em seguida vieram o Mediterrâneo (18,3% ) e a Europa (11,1%), enquanto a Ásia (9,2%), a Austrália / Nova Zelândia / Pacífico (6,1%) o Alasca (4,2% ) e a América do Sul, incluindo o Brasil ( apenas 2,5%)
O aumento em 2016 foi creditado ao desenvolvimento contínuo do mercado asiático, que teve uma ascensão de 9,2%. Em dois anos, a região teve um aumento de 38%. E também à maior capacidade de transporte com a oferta de mais 28 mil lugares com 26 novos navios que ingressam nas frotas durante o ano.
Um detalhe significativo: os viajantes asiáticos estão realizando cruzeiros mais curtos e com as empresas navegadoras fixando navios na região, isto também influenciou.
Além do crescente mercado asiático e da frota em constante expansão, a presidente e CEO da CLIA, Cindy D'Aoust, atribui o crescimento da indústria à sua capacidade de oferecer aos viajantes exatamente o que eles estão procurando. “Uma das muitas razões que a indústria de cruzeiros continua a prosperar é por causa do que é capaz de oferecer aos seus clientes de todo o mundo”, disse em um comunicado.
“Nunca antes eu vi uma indústria que é tão boa em ouvir e reagir ao que seus clientes querem, e é por isso que que veremos nossa indústria continuar a crescer”, completou.
Para 2017, a CLIA planeja mais um ano de incentivo a este excepcional crescimento. As previsões indicam 2,5 milhões de passageiros, assinalando o aumento de famílias e passageiros mais jovens que viajam com crianças.
Os numeros globais e detalhados da CLIA em 2016