O aeroporto Pinto Martins, na capital do Ceará (Fotos: Divulgação)
Nesta quinta-feira (16), o leilão dos quatro aeroportos terá uma disputa maior por parte de grupos europeus. A Vinci Airports, da França, a suíça Zurich e a alemã Fraport entregaram documentação para a disputa dos terminais de Porto Alegre, Florianópolis, Salvador e Fortaleza.
A ausência de grupos nacionais interessados é justificada pela situação econômica do Brasil e alguma das possíveis empreiteiras estarem envolvidas com a Lava Jato.
Em novembro de 2013, consórcio formado pela Odebrecht e a operadora de aeroportos Changi, de Cingapura, ganhou a concessão do aeroporto do Galeão, com oferta quase quatro vezes acima do lance mínimo. Já o aeroporto de Confins (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte, foi arrematado pelo consórcio liderado pela CCR, com ágio de 66%.
O leilão de hoje marca o primeiro teste importante do interesse de investidores de longo prazo no Brasil do atual governo. Segundo os termos dos editais, o pagamento inicial das outorgas dos quatro terminais (25 % sem considerar o ágio) será de 754 milhões de reais, e o valor estimado a ser arrecadado com o pagamento das contribuições anuais, no período completo da concessão, será de R$ 3 bilhões.
Os concessionários também deverão pagar anualmente a contribuição variável de 5% das receitas obtidas em cada aeroporto, e a arrecadação prevista é de R$ 2,451 bilhões.
A oferta inicial prevista no leilão deverá ser de 31 milhões de reais para o aeroporto de Porto Alegre, de 310 milhões para Salvador, de 53 milhões para Florianópolis e de 360 milhões para Fortaleza.