FOZ DO IGUAÇU – A 'Cobertura Especial' da TRAVEL3 para o Festival do Turismo das Cataratas tem o apoio do grupo Recanto que anuncia para agosto o VIVAZ Cataratas
Na Feira de Turismo e Negócios, profissionais e o público do Festival das Cataratas vivenciam o que há de melhor no mercado turístico – e de segmentos relacionados -, no Fórum Internacional de Turismo é a vez do mercado se aproximar da comunidade acadêmica.
O Fórum já se consolidou como o principal evento técnico-científico do turismo nacional e neste ano reúne cerca de 1,1 mil estudantes de todo o pais em Foz do Iguaçu (PR). Para esta edição, o número de trabalhos submetidos foi recorde (270),. “A cada ano me surpreendo mais com a quantidade e qualidade dos trabalhos. E este mérito é de vocês (estudantes) e das parcerias com as universidades”, destacou Paulo Angeli, idealizador e coordenador do Festival durante a abertura oficial do Fórum.
Angeli lembrou que Foz do Iguaçu já “comprou” o evento e faz questão de receber de braços abertos os estudantes e professores participantes. “Todos os nossos atrativos estão preparados para recebê-los nestes dias, assim como o comércio e a hoteleria que oferecem preços especiais. A cidade fica até mais bonita com esse tanto de estudantes”, elogiou.
O coordenador geral do Fórum e professor da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Francisco Antonio dos Anjos, comentou sobre a evolução do evento e a necessidade de encontros como este para a formação dos futuros profissionais. “A graduação é viva e precisa ter esse reforço de motivação como um todo para ser fortalecida”.
A solenidade teve também o lançamento do livro 'Turismo e Megaeventos', com 133 trabalhos selecionados em 2016. A obra foi organizada por Francisco Antônio dos Anjos; Paulo Angeli; e Sara Joana Gadotti dos Anjos, e aborda dez eixos estruturantes, com a relação do Turismo com temas como Meio Ambiente; Inovação e Tecnologia; Gastronomia; Eventos; Planejamento e Política Pública.
O Fórum Cientifico prossegue nesta sexta com a apresentação dos trabalhos desta edição e a sua premiação. Nos últimos anos, o evento tem possibilitado uma importante discussão sobre os trabalhos produzidos em diversas instituições de ensino do Brasil. Os melhores trabalhos apresentados são publicados em livros (coletâneas), revistas científicas nacionais e anais on-line.
Com o tema “Cidades Criativas”, a palestra de abertura do 11º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu foi ministrada por Luiz Gonzaga Godói Trigo, professor titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP) e Mary Sandra Guerra Ashton, professora titular e pesquisadora na Universidade Feevale.
(Fotos/ ean Pavão/Festival das Cataratas)
Luiz Gonzaga Godói Trigo, professor titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP).
O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu é promovido pela De Angeli em parceria com o Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), com apoio de diversas universidades e institutos brasileiros. A TRAVEL3 tam´bém apoia esta realização
Nos últimos anos, o Fórum tem possibilitado uma importante discussão sobre os trabalhos produzidos em diversas instituições de ensino do Brasil. Os melhoresb trabalhos apresentados são publicados em livros (coletâneas), revistas científicas nacionais e anais on-line.