Os números seguem e continuarão sendo contabilizados e comemorações são feitas em torno dos ganhos em outros valores que não os financeiros. Neste aspecto, os 410 mil turistas internacionais que estiveram no Rio de Janeiro nos 12 dias iniciais dos Jogos Olímpicos deixaram mais de R$ 2 bilhões no Brasil.
O gasto médio diário do turista internacional durante a Olimpíada brasileira foi de R$ 424, de acordo com o balanço divulgado pela prefeitura do Rio.Dos estrangeiros que estiveram na capital fluminense, a maioria era dos Estados Unidos (17%), seguido por Argentina (12%) e Alemanha (7%). O segmento de hotelaria registrou ocupação de 94%.
Eduardo Paes destacou a capacidade da cidade em organizar a Olimpíada: “Os cariocas e todos os brasileiros que aqui estiveram mostraram uma enorme capacidade de entrega, de ajudar a fazer com que esse evento gigantesco acontecesse da forma como aconteceu”.
“Eis um resultado considerável e que merece ser comemorado. O prefeito do Rio está de parabéns e teve um papel heroico que tem que ser reconhecido”, afirmou o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, presente na cerimônia de divulgação do balanço.
O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que a capital carioca, uma grande porta de entrada para o Brasil, se intensificou com a Olimpíada. “Ouvi de muitos dirigentes que, a partir de agora, os próximos Jogos terão o Brasil com referência”.
Outro número reforçado pelo ministro foi o de turistas que declararam a vontade de retornar ao Rio. “Em pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo durante os Jogos, 95% dos estrangeiros disseram que voltariam ao País, devido à hospitalidade do povo brasileiro – que é insuperável –, além da organização implantada nos Jogos”, enfatizou.
Com os resultados apresentados, Vinicius Lummertz, acredita que a Embratur assume, ainda mais, um papel estratégico nessa reta final do Jogos. “Agora vem a realização da Paralimpíada e também temos a permissão do COI para posicionar a marca Visit Brasil para o mundo”, comentou o presidente da Embratur.
Os Jogos Paralímpicos, acontecerão entre os dias 7 e 18 de setembro.