Tem assuntos que dificilmente saem do papel ou do ideário como sugestões pensadas para a prática de soluções. Uma delas, certamente, e que afeta milhares de turistas quando viajam para o litoral paulista é a questão das travessias de balsas, operadas pela Dersa…
Na reunião desta semana do Conselho Estadual de Turismo, a direção da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado de São Paulo (FC&VB-SP), levantou uma questão urgente sobre a qualidade dos serviço de travessias aquáticas através das balsas existentes no litoral do estado e propôs a privatização total do mesmo.
Os problemas são inúmeros e se arrastam há décadas, sem uma atitude eficiente tomada pelo governo estadual. Os percalços são recorrentes e por diversas vezes, os usuários ( turistas e também os moradores) se deparam dificuldades na travessia, pois a manutenção é precária e não atende à demanda, apesar do serviço ser caro.
Como destacou Márcio Santiago, “a acessibilidade é péssima. Não existem banheiros. nem proteções para os pedestres que se utilizam diariamente daqueles serviços e o
setor de turismo, um dos mais atingidos, sofre há anos com esses problemas”. O presidente da Federação mostrou que o Ilhabela C&VB que congrega a grande maioria dos empresários do setor da cidade, relata que os prejuízos financeiros e humanos são enormes, com as demoras comuns de até 6 horas e a fila quilométrica.
Com a proposta da privatização, em breve, na Assembleia Legislativa, ocorrerá uma audiência pública para discutir e tentar resolver de vez a situação.
A audiência foi confirmada pela deputada estadual Célia Leão – atual Presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa -, recebeu a proposta que já iniciou os procedimentos Serão convidados os prefeitos, deputados, empresários, imprensa, entidades civis, clubes de serviço, secretários de estado e o próprio governador Geraldo Alckmin.
O Sistema de Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo, que tem uma história, secular, conta com oito travessias administradas pelo setor publico estadual: Santos/Guarujá, Guarujá/Bertioga, São Sebastião/Ilhabela, Iguape/Juréia, Cananéia/Ilha Comprida, Cananéia/Continente, Santos/Vicente de Carvalho e Cananéia/ Ariri.
A frota atual conta com 34 embarcações, entre lanchas e ferryboats, sua capacidade operacional chega aos 2.400 veículos por hora em cada sentido. O sistema todo recebe diariamente uma média de 22 mil pedestres, 22 mil veículos, incluindo ônibus e caminhões, 11 mil bicicletas e 9 mil motos.