Sérgio Paraíso, gerente de marketing e vendas da Pontes Hotéis (Fotos: Pontes Hotéis/Divulgação)
Sérgio Paraíso sempre foi aquele executivo dinâmico e sorridente, que jamais temeu crises ou desafios, pois tem o dom de vislumbrar o que vem pela frente, antecipando as jogadas do mercado e, assim, preparando sua equipe parar vencer o que for preciso. Agora, que retornou ao lugar de onde nunca deveria ter saído (esta é unicamente a opinião desta reportagem), o homem que move a Pontes Hotéis está com mais energia do que nunca. Nesta entrevista exclusiva para a TRAVEL3, Serginho, como é conhecido por todo o trade, faz um resumo da última temporada e antecipa cenas dos próximos capítulos.
TRAVEL3: Sérgio, como foi para você retornar à Pontes Hotéis que, por sua vez, também retornou às suas origens?
Sérgio Paraíso: Foi com muito entusiasmo que a diretoria da Pontes Hotéis & Resorts – da qual fazem parte o Mar Hotel Conventions, o Hotel Atlante Plaza e o Summerville Beach Resort – retomou a administração dos três hotéis da rede. E foi com muita alegria, satisfação e garra que retornei à função de gerente de Marketing & Vendas dos empreendimentos que sempre me orgulharam.
Como tenho uma história de cerca de 30 anos nesta empresa, senti que estava voltando para casa e, agora, com uma grande missão de reposicionar os nossos empreendimentos no cenário da melhor hotelaria nacional.
Suíte do Atlante Plaza, em Recife: hotel inaugurou andares inteiramente renovados, com novo mobiliário e revestimento dos banheiros, assim como no sistema de refrigeração e TVs de última geração
T3: Restabelecer uma marca tão tradicional como a Pontes Hotéis foi um trabalho complexo ou os hóspedes e agentes de viagem nunca se esqueceram dos valores e da filosofia do grupo?
SP: Desde que retomei a minha antiga função, a missão era estreitar ainda mais a conectividade e o relacionamento com os clientes locais, regionais e internacionais, visando cumprir as metas de ocupação planejadas. Batalhamos para concretizar o retorno da equipe comercial original da Pontes Hotéis, assim como chamamos para trabalhar conosco novos profissionais, competentes, e remanejamos outros, em Recife e São Paulo, valorizando colaboradores que também fizeram parte da história da rede.
Os valores e filosofia da Pontes Hotéis realmente não foram esquecidos pelo nosso público e pelos agentes de viagem que voltaram a nos prestigiar e direcionar negócios para os nossos hotéis. Tanto que, antes da concretização oficial do retorno, muitos clientes e parceiros comerciais pediam a volta da administração Pontes, com o know how comercial que a rede desenvolveu durante anos e que levou os nossos hotéis à liderança do mercado no estado de Pernambuco.
Ao longo dos mais de 45 anos de atuação no setor, a rede Pontes Hotéis tem acumulado experiência e criado laços fortes com todo o trade turístico nacional e internacional. A administração da rede pernambucana sempre foi reconhecida pela priorização do bem-estar dos hóspedes e clientes à frente de seus processos.
A famosa piscina do Summerville, em Porto de Galinhas: resort ganhou novos atrativos e bangalôs passaram por um completo processo de retrofit
T3: A próxima etapa agora é a renovação dos empreendimentos. Como está o cronograma de cada hotel?
SP: Recentemente, os empreendimentos receberam investimentos em diversas áreas. O Atlante Plaza inaugurou andares inteiramente renovados no novo padrão. Dentre as melhorias nas acomodações, destaco os novos mobiliários; o revestimento dos banheiros, agora em porcelanato; e a decoração mais moderna, com iluminação indireta. Caprichamos também nos equipamentos, adquirindo novas TVs e um sistema de refrigeração com splits individuais de última geração.
O Summerville Resort ganhou novos atrativos de entretenimento, além dos bangalôs terem passado pelo processo de retrofit. Já o Mar Hotel conta com novos salões de convenções – o Cícero Dias e o Abelardo da Hora –, aumentando a capacidade total da área de eventos para até 1,8 mil pessoas, contabilizando as 10 salas moduláveis dispostas em três pisos.
Por fim, o Mar Hotel é considerado atualmente o mais completo hotel para convenções em Recife, reunindo, em um só lugar, salões versáteis com grande capacidade de pessoas, 758 leitos e 400 vagas de estacionamento. Os investimentos de 2013 até hoje já somam R$ 39 milhões, incluindo a abertura de mais 175 unidades, ocorrido no primeiro trimestre de 2014 e com pleno uso na Copa do Mundo Fifa 2014.
Em resumo, eu diria que, desde que assumimos novamente a gestão da empresa, retomamos a missão de atuar no mercado de forma independente e com destaque, proporcionando serviços de qualidade e procurando atender às necessidades e superar as expectativas daqueles que buscam os nossos serviços.
Fachada do Mar Hotel, em Recife: novos salões para o mais completo hotel para convenções da capital pernambucana
T3: Como você definiria este novo momento da Pontes Hotéis?
SP: Além de acreditar nesta filosofia, a rede Pontes Hotéis & Resorts se compromete a, continuamente, melhorar seus processos e superar expectativas, mantendo um comportamento responsável nas relações com clientes, funcionários, fornecedores, concorrentes, comunidade e demais públicos com os quais se relaciona, oferecendo instalações renovadas e uma grande equipe, motivada e que, a cada dia, busca de forma incessante fidelizar os nossos clientes, praticando o que sempre fizemos: a arte de bem receber do povo pernambucano.
É nisso que acreditamos – e ainda na sustentabilidade dos negócios e na otimização das operações.