O turismo de Portugal que vive um momento de alta competitividade e avanços de marcante sucesso promete ter até o final do ano a montagem efetiva da sua estratégia do Turismo para os próximos dez anos. Depois de um período em em análise, o governo está para fechar os dados e espera ter a estratégia aprovada, segundo a secretaria Ana Mendes Godinho.
Ela reforçou a ideia que a Estratégia Turismo 2027 resultará de uma discussão compartilhada da rota que o Turismo em Portugal deve seguir e suas principais propostas.
A criação de um Centro de Inovação do Turismo, em conjunto das empresas do setor com o Turismo de Portugal foi também o repto lançado pela secretária de Estado do Turismo, durante a sessão de encerramento do Congresso Nacional da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que aconteceu em Ponta Delgada.
Para a executiva responsável, “Portugal tem condições para liderar o Turismo de futuro”, e caso as empresas estejam interessadas no projeto, o governo pretende desenvolver a idéia em conjunto.
Ana assegurou também que a proposta de revisão do Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos (tipo da nossa Lei Geral), será conhecida até ao final do ano, cumprindo a garantia dada aos hoteleiros no início de 2016, Ana Mendes Godinho desafiou os hoteleiros a construírem uma proposta para a inclusão de um mecanismo de valorização dos recursos humanos na proposta de revisão da classificação dos empreendimentos turísticos como um dos motivos básicos de simplificação da atividade.
Ana Mendes Godinho lançou ainda um outro desafio. O Turismo de Portugal vai desenvolver um projeto que tem como objetivo levar a formação das escolas aos locais de trabalho.
A Linha de Apoio à Qualificação da Oferta no valor de 60 milhões de euros, lançada no início do ano, está neste momento com uma execução de 50%, com o alargamento do prazo de reembolso de 12 para 15 anos; a eliminação da taxa de juro; e o aumento da taxa de cobertura