Está virando febre. Ao menos nos anúncios de chegadas das chamadas companhias de baixo custo ao mercado aéreo da Argentina e região – sem incluir o Brasil. Entre os projetos mais avançados, a Flybondi, que deverá ser a primeira low cost, anuncia o pedido de 12 rotas a partir de Buenos Aires, com utilização dos aeroportos de San Fernando, Morón e Palomar.
Inicialmente, os destinos previstos são Puerto Iguazu, Córdoba, Bariloche, Mendoza, Resistencia, Salta, Neuquén, Tucumán, Ushuaia, El Calafate, Comodoro Rivadavia e Rio Gallegos.
Deverá operar com oito aviões, entre eles Airbus A320 de 180 lugares e Boeing 737-800 de 189 assentos. A empresa já vem requisitando pilotos e equipes de bordo junto à Latam e Aerolineas.
O acionista majoritário da Flybondi é o empresário suíço Julian Cook, dono também da FlyBaboo, companhia regional que voa por 45 paises europeus. O sócio argentino é Gestón Parisier, e junto com eles estão investidores como Michael Cawley, ex Ryanair; Montie Brewer, ex Air Canada; Robert Wright, fundador de British Airways e da CityFlyer Express.
Juntos, eles estão intensificando a busca no mercado internacional de US$ 75 milhões para assegurar a viabilidade do projeto. As operações da empresa deverão começar até o terceiro trimestre de 2017.
Agora em dezembro, dia16, quem começa a voar dentro deste conceito é a Andes Lineas Aéreas, fundada em 2006 e que abre também o seu processo de expansão mais importante em 10 anos de presença no mercado argentino.” Pretendemos unir a Argentina com 16 rotas, começando com a operação entre Buenos Aires e Córdob, voos diários, a partir de 12 de dezembro, ida e volta com custo de 1200 pesos no bilhete ida e volta”
A Andes vai se incorporar ao esquema low cost a partir da província de Salta, onde está sua base principal e se tornou o terceiro destino de maior movimiento aéreo do interior, logo depois de Córdoba e Mendoza. Atualmente, companhia opera em 7 frequências diárias para Buenos Aires, três vezes semanais para Córdoba e duas para Iguazu. A empresa também aposta no lançamento de três voos semanais para a cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra.
Por último, a empresa confirma a data de 2 de janeiro para a rota entre a capital e Mar del Plata, sendo que haverá aumento da oferta com voos diretos das províncias de Salta e Jujuy, em fevereiro com ligação para a Patagônia voando para Comodoro Rivadavia.
Desde o ano passado a Andes já aumentou suas conexões na rota entre Buenos Aires- Salta- Madryn
A companhia também conta com a incorporação prevista de aviões Boeing 737 800 com investimentos de US$ 36 milhões e mais una aeronave MD 83 (McDonnel Douglas), que deverão aumentar a atual frota de cinco aeronaves com 165 assentos.
E nesta febre de chegadas do sistema low-cost, a Latam também se envolve nas atenções do setor, anunciando que a subsidiária argentina deverá contar com estratégia especial em seus voos para reacomodar preços e modelo de viagem para se tornar mais eficiente, ágil e competitiva. A Latam Argentina tem a projeção de apresentar tarifas 20% mais em conta.
O movimento em curso coloca a possibilidade real de mudança no panorama argentino que é um dos países mais caros do mundo para voos internos.
Outros países da América do Sul estão com seguidos projetos de incremento para voos domésticos no esquema low-cost. A mais recente é o anuncio da Viva Colombia que vai entrar no mercado do Peru.